McLanche Feliz: mais maçãs, menos batatas fritas

Por , em 28.07.2011

A Corporação do McDonald’s afirmou que irá em breve transformar seu McLanche Feliz, reduzindo a porção de batata frita pela metade e adicionando automaticamente maçãs ao popular lanchinho das crianças. A alteração será feita devido à pressão de grupos de consumidores que pediam uma comida mais saudável.

O McDonald’s disse que iria começar a fazer as mudanças em setembro e as refeições modificadas estariam disponíveis em todos os seus 14 mil restaurantes dos EUA até março de 2012.

A maior rede de hambúrgueres do mundo também planeja uma redução de 15% de sódio em todo o seu menu americano até 2015. Além disso, a empresa disse que cortará sódio, açúcares, gorduras saturadas e calorias nas refeições domésticas até 2020.

Segundo diretores, o McDonald’s também vai buscar formas de introduzir em seu cardápio mais alimentos como frutas, legumes e grãos integrais. A nova porção de batata frita para as crianças será de 30 gramas, menos da metade do que as 68 gramas anteriores, o que equivale a 100 calorias.

Os restaurantes da rede oferecem atualmente fatias de maçã com caramelo como uma opção do McLanche Feliz. O tamanho da nova porção de maçã é de 34 gramas, em comparação com as 88 gramas anteriores – e não tem adição de açúcar ou caramelo.

O lanche renovado terá cerca de 20% menos calorias do que agora, ou seja, 600 calorias. Os preços não vão mudar com a nova composição e os brinquedos continuarão a ser incluídos em cada McLanche Feliz.

A iniciativa do McDonald’s veio após os EUA aprovarem leis que proíbem a distribuição de brindes e brinquedos nas refeições infantis que não atenderem às exigências nutricionais. Sem essa regulamentação, afirmam os juristas, a empresa não teria levado tão a sério as preocupações da comunidade de saúde pública e dos pais.

Representantes da corporação dizem que as mudanças não tem nada a ver com as últimas leis e que em alguns locais as alterações não são suficientes. É possível que em pouco tempo o McDonald’s adicione vegetais ao lanche.

De acordo com nutricionistas, a empresa deu passos na direção certa, já que ela é pioneira da indústria alimentícia e o seu McLanche Feliz foi copiado por muitos outros restaurantes. Alterar a qualidade nutricional estabelece um novo padrão para a indústria.

O Burger King e outras cadeias de restaurantes já começaram a fazer um esforço para promover refeições mais saudáveis para as crianças também. O Burger King anunciou que estava retirando as batatas fritas e refrigerantes do padrão de sua refeição para crianças. Agora é preciso escolher entre maçãs em fatias e leite desnatado ou suco.[Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

17 comentários

  • sabrina:

    eu acho que se fosse para comer fruta nós crianças comeriamos em casa. Nós vamos ao mc para se divertir e comermos o que quisérmos.
    beijos !!!

    • Alexandre:

      Falou tudo Sabrina!!!

  • Si:

    Concordo com o pessoal. É uma péssima idéia… Ninguém é obrigado a comer em fast-food, vai quem quer. Eles falam como se não houvesse outro modo de se comer na rua, e que é tudo culpa dessas lanchonetes, mais a culpa é dos pais que não sabem controlar os filhos, se uma criança esta obesa por causa do MacDonald´s quem deveria tomar vergonha na cara é a mãe(ou pai).Porque criança não vai onde os pais vão.

  • Miguel:

    Acho que isso é má ideia… Afinal de contas, se eu quisesse comer comida saudável, fazia-a em casa, não ia ao McDonalds! E com todas essas leis, pressões de consumidores, e não sei quê mais, até parece que as pessoas são obrigadas a ir lá! Ao McDonals, assim como aos outros restaurantes de fast-food, só vai quem quer!

  • Maikelly:

    Acho que não mudará em nada no péssimo hábito dos pais levarem seus filhos nos fast foods da vida…o que precisa se trabalhar no país é concientização a cerca de hábitos alimentares saudáveis principalmente na infância uma vez que estudos comprovam que os hábitos alimentares adquiridos na infância perduram durante a fase adulta, além de crianças acima do peso terem muito mais chance de serem adultos obesos.PAIS QUE MESMO SABENDO DO PREJUÍZO QUE SÃO ESSES LANCHES PERMITEM SEUS FILHOS CONSUMIREM PERIODICAMENTE ESSE TIPO DE ALIMENTO NÃO TEM AMOR SUFICIÊNCIA A SUAS CRIANÇAS!!!!

  • Leticia:

    eu gosto do mc lanche feliz comprei duas coisas de la

  • Renan:

    Qual a graça de comer carne que não é carne??

    Hamburguer tem que ser de carne “real” e batatas fritas são uma boa união de sabores. Como o Plugin disse, vc tem toda opção de não comer o que o MCDonalds oferece, se as pessoas querem comida mais saudavel para os filhos é so não levar no MCDonalds. Uma boa refeição caseira pode alimentar uma criança com menos gasto e muito mais saudavel.

    Agora eu gosto de ter minha opção de ter um lanche rapido, pratica e com tudo que ha de bom no “Menu Gordura”, daqui a pouco serão sancionadas leis que proibem que o lanche seja calorico… Ja to ate vendo, agora essas pessoas esquecem que so come la quem quer e ninguem é obrigado a comer a gordura e caloria dos lanches, se come é porque gosta e tem ciencia de que faz mal, cada um tem que cuidar da sua propria saude!!

  • Plugin:

    Péssima ideia.

    Se as pessoas quisessem comida natural e saudavel não iriam para o McDonald’s, a graça é comer lanche, por isso que é uma lanchonete. Vão jogar a maçã fora e comerão o resto, com certeza…

  • laender:

    Péssima ideia. Seria mais interessante fazer o suco natural da maçã no lugar do refrigerante e sem açúcar, é claro.
    Que tal o McDonald fazer um hambúrguer vegano com carne vegetal de glúten ?

  • Mah:

    Comecem a resumir mais os artigos! Nem da vontade de ler ‘–‘

  • Carlos:

    como se isso adiantasse …

  • André Luís:

    vai continuar sendo o mesmo “bate e entope”

  • Alexandre:

    McLanche Feliz com maçã???? Nossa, e põe feliz nisso! Fico pensando quantas maçãs irão pro lixo, duvido que crianças ou mesmo quem não o seja, prefira comer maçã ao invés de batata frita. Ao menos até agora nos Mc’s que eu vou, aquela cesta de maçã pra mim é puro enfeite, pois NUNCA vi uma viva alma comendo uma. Além do mais, quem vai em lanchonete, come lanche e não fruta.

    • Dhana lahra:

      sendo asim ou não sempre vai ser asim eles não ligam pra nossa saude q nada eles so querem vender vender mas mc é mtmtmt c]bom

  • Bruno:

    Tinham é que tirar a gordura trans!

  • Pensador®:

    Já é um bom começo. 😀

  • Felipe:

    Ainda bem que minha época de McLanche Feliz acabou.

Deixe seu comentário!