MEGACON em Curitiba extrapola expectativas

Por , em 7.07.2014

 

Responda rápido:

Em que universo você poderia encontrar Branca de Neve, Predador, princesa Léia e a Super Girl ao mesmo tempo?

Apenas na MEGACON, é claro!

Esse portal interdimensional que se materializou em 5 de julho no campus da UTFPR em Curitiba.

O Predador apenas circulava por ali — e colocava terror no estande do meu livro de contos fantásticos A COR DA TEMPESTADE, mas princesa Léia, Super Girl e Branca de Neve tinham a importante missão de divulgar durante a MEGACON o projeto PRE-ENEM EUREKA da OPUS CURSOS que ministra por ensino à distância (irradiado pela VBC TELECOM para todo o Brasil) um curso gratuito de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio — projeto que tenho a honra de participar como professor, desde sua concepção, sempre sob a batuta do nosso querido professor Marlus Geronasso.

Daí estarmos todos abrigados no estande do meu livro A Cor da Tempestade, unindo forças para incentivar a leitura e fortalecer o ensino.

Nada mais fantástico.

Durante o evento distribuímos gratuitamente centenas e centenas de apostilas do projeto PRÉ-ENEM EUREKA.

Algo que me deu grande orgulho e satisfação.

IMG_4592

Nada mais harmônico e maravilhoso que congregar forças para um ideário tão nobre que é a educação.

Daí estarmos sempre colaborando com as escolas, incentivando a criação de Oficinas de Literatura e Clubes de Ciências num programa de cidadania e incentivo ao voluntariado, como o que fazemos no programa Comunidade Escola Cajuru juntamente com a professora Raquel de Mello da Prefeitura Municipal de Curitiba.

IMG_5373 IMG_5229

E por falar em unir forças, esse megaencontro conjugou os mais ativos fãs clubes da cultura multimidiática brasileira, bem como escritores, produtores culturais e colecionadores especializados para uma ação conjunta com resultados belíssimos e exuberantes.

Tudo sob a coordenação de Valter Cardoso e Gustavo Bransman do Grupo Lambda42.

Destaco aqui o apoio dado pela Universidade Federal Tecnológica, sem o qual não seria possível um evento dessa magnitude, sempre mediado pelo Dr. Bertoldo Schneider Jr, que além de professor e coordenador dessa instituição é também escritor e um grande fã da ficção científica.

Aliás, foi por intermédio do Dr. Schneider Jr que também as oficinas de André Carneiro estão se realizando há mais de dez anos nas dependências dessa universidade.

Então, ninguém melhor que o próprio Dr. Schneider para entregar o TROFEU MEGACON BRASIL 2014 para André Carneiro, representado por seu filho o músico Maurício Soares Carneiro, numa solenidade que ao final da minha palestra O Poder do Mito (cujo conteúdo comentarei em outra oportunidade) pontificou um momento áureo.

Por tudo isso, o sucesso da MEGACON era mais do que esperado.

IMG_5278

No entanto, a presença massiva do público curitibano desde a abertura até o encerramento superou toda e qualquer expectativa e previsão.

Além da participação recorde em quantidade, podemos também destacar a qualidade desse público.

Um público simpático, bem humorado e muito educado, constituído por representantes de todas as idades, muitos exibindo o figurino completo e o carisma de seus personagens preferidos (cosplay) – algo que constituiu em si uma atração à parte.

IMG_4595 IMG_4596 IMG_4732

Foi simplesmente comovente observar várias gerações da mesma família, participando das atividades propostas (mesas redondas, palestras, cards games, concursos de cosplay, etc.) bem como prestigiando as minilojas e minilivrarias montadas especialmente para o evento.

Comovente e sensacional.

IMG_5191

Não posso deixar de agradecer ao editor e cinegrafista Mario Mendonça da Fernandes & Mendonça Som e Imagem pela documentação do evento, ao nosso editor do Hypescience Marcelo Ribeiro por apoiar A Cor da Tempestade e o projeto EUREKA desde o início, à diretora da Opus Cursos (e representante da VBC TELECOM no evento) Rose Ferraz (a nossa Princesa Léia) e sua equipe: Débora Mel (nossa Super Girl), Rafaela Braga (nossa Branca de Neve), ao diretor de TV Allan Dabena por sua reportagem e a equipe de monitores do estande A COR DA TEMPESTADE: Ariane, Daniel, Débora, Fernanda, Henrique e Natália pela grande contribuição na divulgação e no atendimento do estande.

IMG_4761

VEJA A COBERTURA DA MEGACON EM UM VIDEO DE MARIO MENDONÇA CLICANDO AQUI

Abaixo eu listo os parceiros que tornaram essa MEGACON possível!

Foi realmente um MEGAENCONTRO uma MEGACONVENÇÃO!

ESCRITORES

– G Norris e G Brasman com a saga Crônicas de Senhores de Castelo;
– Cesar Alcázar, lançando o livro A Fúria do Cão Negro;
– Tiago Tizzot (Estus Daheri) com Ira dos Dragões e O Segredo da Guerra;
– Mustafá Ali Kanso com A Cor da Tempestade;
– Paula Vendramini com a série Devoy: Kassan e Intueri;
– Tani Falabello com o projeto Rosa Imortal e Sangue e Espinhos;
– Luiz Gustavo M. Pereira com o lançamento do projeto Trindade;
– Larissa Siriani com a saga As Bruxas de Oxford, lançando O Coração da Magia;
– AFFONSO SOLANO, participando do bate papo literário “Escrito” e autografando seu livro O Espadachim de Carvão
– Grupo LiterarioCast podecast ao vivo durante a MEGACON.

PALESTRANTES

– Bertoldo Schneider Jr – Viagens Espaciais
– Lucas Laynes – Tecnologias inspiradas em Star Trek que se tornaram realidade
– Elton Dias Jr. – Utilização Inteligente da Ciência Moderna no Universo da Ficção e da Fantasia.
– Pablo de Assis – Paradoxos Temporais
– Mustafá Ali Kanso – O Poder do Mito

MESAS REDONDAS E DEBATES

Curitiba, Terror e Zumbis – com Paulo Biscaia Filho e Doca (organizador da Zombie Walk Curitiba)

Escrito – com escritores da literatura fantástica sobre escrita, criação e publicação.

Midnight ProjeKt e grupo K-POP B. Ladies Dance Cover – com os integrantes da banda Midnight Projekt

FÃS-CLUBES, PORTAIS E ASSOCIAÇÕES

Centro Otaku Akatsuki – Grupo de discussões sobre animê, mangá, tokusatsu, cosplay, música e humor oriental.

Conselho Branco Sociedade Tolkien – Toca-PR –   é uma entidade brasileira, sem fins lucrativos, criada em setembro de 2000 para estudar e divulgar a obra fantástica do escritor, professor e filólogo J. R. R. Tolkien, o pai da Fantasia Moderna.

Conselho Jedi Paraná – CJPR – Fundado no inicio do ano 2000, o CJPR tem como principal função, reunir e confraternizar os fãs da saga de Star Wars. Realizar atividades discussões e debates sobre tudo o que envolve esse universo.

Curitibronies – Bronies (bro + pony = brony), são fãs de todas as idades da série My Little Pony: Friendship is Magic, que adquiriu uma grande comunidade de fãs na Internet, normalmente muito além do público-alvo original, graças à qualidade de seus roteiros, personagens, canções e animação.

Federação dos Planetas Unidos – Fãs de ficção científica, ciência e tecnologia, com ênfase na série televisiva Star Trek (Jornada nas Estrelas), séries e filmes derivados.

Hill Valley Telegraph – Fã clube da saga “De Volta Para o Futuro”.

Loja Paraná do Conselho SteamPunk – Conselho SteamPunk PR objetiva discutir, escrever, inspirar, valorizar e divulgar informações a respeito do movimento Steampunk que vem crescendo no Mundo e também no Brasil.

Marca Negra – Fã clube da saga Harry Potter.

Ministério da Magia – O MMPr é um fandom que tem o objetivo de reunir todos os fandons e fãs do Paraná, divulgando eventos e levando a magia para todos os lugares!

Ordem de Merlim CWB – A Ordem de Merlim CWB foi criada em 2012 com o intuito de realizar eventos de Harry Potter em Curitiba e levar mais magia aos fãs da saga.

Pais Geeks –  Grupo auto definido pela grande missão de enfrentar os desafios – e usufruir as maravilhas – de ajudar seu bebê a uppar de level!

Patronum CWB – Fã clube da saga Harry Potter.

Patrulha da Noite – É um grupo para amantes da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin, que adoram devorar e debater os livros, e também para fãs da série “Game of Thrones”

Picnic Vitoriano Curitiba – É um fã-clube do figurino vitoriano, célebre pelas reuniões conhecidas como “Encontro de Corsets”. Realizaram o 1º Picnic Histórico do Brasil.

RiordanPR – Fã-clube curitibano para Percy Jackson & os Olimpianos, Heróis do Olimpo e As Crônicas dos Kane do renomado escritor infanto-juvenil Rick Riordan.

Semideuses Curitiba – Um grupo voltado para eventos de Percy Jackson de Curitiba, com encontros todos os sábados/domingos do mês no Jardim Botânico.

Sherlock-PR – Grupo que cultua o famoso Detetive Consultor, Sherlock Holmes, sejam seus filmes, séries, hq’s e é claro, toda a obra de Sir Arthur Conan Doyle.

Tim Burton Brasil – Primeiro e Oficial Fã Clube Virtual de Tim Burton no Brasil! Grupo destinado aos Seguidores de Tim Burton e amante de suas obras e artes.

Whovians PR – Grupo de fãs da telessérie britânica de ficção científica “Doctor Who” fundado em agosto de 2011, porém com real data de inicio das atividades em 17/09/2011, seus spinoffs “K9″, “Torchwood” e “The Sarah Jane Adventures” e mídias derivadas.

B Ladies Dance Cover – Grupo de dança K-Pop.

BunkerNerd – Um Blog de conteúdo para seu refúgio diário.

Canal Tudo Geek – Um portal de noticias geeks, tecnologia, games, animes em todos os assuntos pertinentes ao assunto!

Caçadores de Espécies – Filme longametragem curitibano de ficção científica.

Curitiba Lúdica – É um evento bimestral que reúne diversas pessoas para passar o dia jogando jogos de tabuleiro modernos, trazidos pelos próprios participantes.

Curitibooks – Faz eventos de lançamentos literários com o objetivo de promover a divulgação e interação entre leitores curitibanos.

Espaço de Arte – Escola de artes visuais e Cinema.

LiterárioCast – Podcast direcionado a literatura que vai ao AR nos dias 10, 20 e 30 de cada mês e conta com as opiniões de Rafael Franças, Anna Schermak e Mateus Lins.

LoboLimão – Site de entretenimento.

Octopus – Escola de Artes, Desenvolvimento de Games, Design, Animação 3D e Pós-Produção com unidades em Curitiba e São José dos Pinhais.

SagaViaHP – Um portal que traz as novidades de saga, séries e da literatura atual.

Sintonia Geek Magazine – Site que traz informações e artigos sobre a cultura geek.

Storm Swordplay – O swordplay é um esporte que simula combate com armas de espuma, onde seus praticantes podem recriar com segurança os combates apresentados em livros e filmes.

Tropas Polares – Associação Curitibana de Miniaturismo e Jogos de Tabuleiro.

 

-o-

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

 

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Marcelo Ribeiro:

    Estava tudo indo bem até o Mustafa zoar com o Darth Vader sobre sua concepção “imaculada”.

    mustafa darth vader

    O que ninguém conta é que a mãe do Vader era garçonete em um bar Jedi.

Deixe seu comentário!