Menor célula de combustível do mundo poderá estar em seus portáveis

Por , em 24.01.2009

A menor célula de combustível do mundo foi criada por engenheiros estadunidenses e é um minúsculo “quadradinho” de três milímetros de lado e 1mm de espessura e funciona à base de hidrogênio. O feito foi alcançado na Universidade de Illinois, nos EUA.

As futuras variações desse tipo de célula de energia podem substituir as baterias convencionais nos aparelhos portáteis. A nova tecnologia movida a hidrogênio pode produzir mais energia utilizando o mesmo espaço físico.

Essas células de combustível novas utilizam apenas quatro componentes – um pequeno reservatório de água e uma câmara contendo hidreto metálico separado por uma fina membrana com um ajuntamento de eletrodos que conduz eletricidade por baixo dela. Devido ao pequeno tamanho da célula, os cientistas puderam eliminar os sensores de pressão e os controles eletrônicos que apenas sugavam energia nas baterias convencionais.

A primeira versão da nova célula de combustível é capaz de produzir 0,7 volts e uma corrente de 0,1 miliamperes por 30 horas, mas as futuras versões podem gerar até 1 miliamper de corrente com a mesma voltagem.

Por possuir dimensões tão pequenas, o que faz a célula produzir energia não é a gravidade, mas sim a tensão superficial, que faz a água fluir pela membrana dentro da bateria. Isso permite que haja fluxo de água e conseqüente produção de energia mesmo que a célula seja virada de ponta cabeça ou para qualquer outro lado. Perfeito para se adaptar aos iPods e aparelhos de MP3 portáteis, que são carregados de qualquer jeito em bolsas. [New Scientist, Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)

4 comentários

  • Hugo Bastos Lima Verde:

    Pelo que deu para entender, 0,7 volts com 0,1 miliamperes por 30 horas é um protótipo bem inicial, as próprias baterias atuais nos primeiros protótipos não tinham este desempenho,com certeza esta tecnologia dentro de pouco tempo substituirá as atuais baterias.

  • simone:

    Achei bem bacana essa noticia acho que essas baterias de hidrogenio vão ajudar muito as empresas!!

  • thiago alexandre:

    legal.. mais e custo benefício??? teria como recarregalas?? o maximo que produzem são 0.7volts? axo que para ter eficiencia tem que ter 3v. e no mínimo 500 mAh para ser mais eficiente do que as novas de Li-Polymer (lithio)

  • FranChico – Hora de Relaxar:

    É… do jeito que levo meus gadgets, vão ser sobrecarregados!

Deixe seu comentário!