Menor motor do mundo: feito com apenas uma molécula

Por , em 7.09.2011

Cientistas criaram o menor motor elétrico já inventado, feito a partir de uma única molécula de apenas um bilionésimo de metro de diâmetro.

A molécula de sulfeto de butil metil foi colocada em uma superfície de cobre limpa, onde o seu único átomo de enxofre atuou como pivô.

A ponta de um microscópio de varredura por tunelamento – uma pirâmide minúscula com uma ponta de apenas um átomo ou dois de diâmetro – foi usada como funil para o motor, bem como para captar imagens da molécula.

Ela gira em ambos os sentidos, a uma taxa tão elevada quanto 120 rotações por segundo. Mas, em média, ao longo do tempo, há uma rotação apenas em uma direção.

Ao modificar a molécula ligeiramente, ela pôde ser usada para gerar radiação de micro-ondas ou para se juntar no que é conhecido como sistema nano-eletromecânico.

O próximo passo é fazê-la trabalhar a ponto dos pesquisadores conseguirem medi-la; ela se acopla com outras moléculas, alinhando-se até que fiquem parecidas com uma roda dentada em miniatura, para depois haver a propagação da rotação na cadeia.

Rotores minúsculos, baseados em moléculas individuais, já foram feitos antes, mas este é o primeiro que pode ser individualmente impulsionado por uma corrente elétrica.

“Antes, pesquisadores conseguiam fazer motores acionados por luz ou por reações químicas, mas a questão é que você está dirigindo bilhões deles de cada vez, cada motor único na sua proveta”, disse o químico Charles Sykes. “A coisa emocionante sobre o elétrico é que podemos ver o movimento de apenas um, e como ele se comporta em tempo real”, conta.

O minúsculo motor pode ter aplicações tanto na nanotecnologia quanto na medicina. Parte da mais ínfima máquina que o mundo já viu, o motor minúsculo poderia ser útil, por exemplo, na liberação controlada de drogas em certos locais.

Mas, por enquanto, Sykes e sua equipe estão em contato com o Livro Guinness dos Recordes para ter seu motor certificado como o menor do mundo.[BBC]

• adelimar:

acho que esta pesquisa esta muito avançada para o nosso tenpo,ira demorar muito para haver inventos uteis ,atraves disto,por favor criem algo urgente para area esquecida de consultorio de dentista ,chega de agulhas ,chega de torturar as pessoas com tratamentos doloridos iqual a canal,eu num faço nem morto ,os meus dentes ,sao enormes e muito sensiveis ,quando esta la ,para matar o nervo,quase morri.

• Sidóca:

Daq p/ frente isso poderá ser encontrado em qualquer brinquedinho da China :O

• juniorbrma:

kkkkk to morrendo de rir da sua frase “Daq p/ frente isso poderá ser encontrado em qualquer brinquedinho da China :O”