Autismo pode ser detectado na voz das crianças

Por , em 20.07.2010

Bebês com transtorno de desenvolvimento pronunciam palavras diferentes das outras crianças saudáveis, e isso pode ser captado por um novo sistema automatizado de análise de vocal criado por cientistas.

A fala precoce de crianças com autismo, em particular a forma como eles pronunciam as sílabas das palavras – a capacidade das crianças de produzir sílabas bem formadas, com rápidos movimentos da mandíbula e da língua durante a vocalização – são distintas das de crianças com desenvolvimento típico.

Um dispositivo chamado LENA (Language Environment Analysis) pode indicar transtornos como o autismo (ASD) nas crianças, o que é importante, pois a intervenção precoce é necessária. O diagnóstico da doença é bastante difícil e normalmente, quando se tem certeza da condição da criança muito dano já foi causado.

O dispositivo funciona através da gravação da voz da criança por um dia inteiro. Em seguida, os dados são analisados em um programa especial de computador que compara o som com os ruídos de outros jovens que têm confirmadamente a doença.

O sistema tem precisão de 86%, e também diferencia crianças normais ou com autismo de crianças com atraso de linguagem. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Rodrigo Monteiro de Castro Souza:

    É importante enfatizar que os autores relataram que este teste não deve ser utilizado isoladamente. O autismo é um transtorno que afeta o comportamento do indivíduo e este pode ser analisado em múltiplos ângulos. Mas sem dúvida, a taxa de precisão é bastante alta. Uma excelente ferramenta para profissionais da área.

Deixe seu comentário!