Mentir demora mais

Por , em 30.01.2009

Contar mentiras demora mais do que dizer a verdade – é o que diz uma pesquisa publicada no jornal The Times de Londres. De acordo com os resultados, as pessoas chegam a demorar até 30% a mais para mentir.

O novo método de detecção de mentiras usado na pesquisa foi desenvolvido por Aiden Gregg, um psicólogo da Universidade de Southampton. A análise é feita por uma série de perguntas que são respondidas em um computador, através do teclado. Respondidos os questionamentos, o programa emite um algoritmo que indica como a pessoa submetida ao teste se “comportou”.

O resultado foi espantoso: em 85% dos casos, o entrevistado respondeu mais lentamente quando mentiu. Tendo em vista o sucesso de sua pesquisa, Gregg estima que seu detector de mentiras logo poderá ser usado para substituir aparelhos antigos e menos precisos.

O método mais tradicional de detecção de mentiras, o polígrafo, sempre causou polêmica por ser muito subjetivo. O aparelho analisa questões fisiológicas relacionadas com o ato de mentir, como dedos suados ou a aceleração dos batimentos cardíacos. No entanto, essas condições podem ser provocadas pelo puro nervosismo de uma pessoa diante de condições tão intimidadoras.

Testes realizados com polígrafos pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, em 2002, concluíram que o aparelho pode detectar mentiras de uma forma mais efetiva, porém, está longe da perfeição em acusar balelas. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,50 de 5)

4 comentários

  • Hpr Cod:

    Sabendo disso, passarei a demorar mais para contar o que é verdade, a fim de equivaler o tempo disso com o tempo de eu contar uma mentira. Um dia uma mentira vai salvar meu casamento, tenho certeza disso, então é bom eu já ir me preparando desde agora. kkkkkkkkkkk

  • Thalles Daher:

    Sim Douglas mentir por escrito é muito facil sim mais o computador deve gravar as respostas e o tempo dai devem ter alguma base se foi mentira ou verdade

  • Ninja:

    Realmente faz sentido. Mentir é criar. Para se criar uma mentira o cérebro precisa acessar várias de suas áreas simultanemente (memória, linguagem, movimento) para construir algo que não existe. E isso leva mais tempo do que simplesmente dizer a verdade, pois a informação real já está formada e armazenada no cérebro.

    A propósito, eu levei meia hora pra escrever isso.

  • Douglas Miranda:

    As perguntas foram respondidas através de computadores? Que atire a primeira pedra quem nunca conversou com uma loira de olhos azuis numa sala de bate-papo. Mentir por escrito é tão simples… semana passada fui à Casa Branca discutir alguns assuntos pessoais com o Obama, a gente conversou sobre isso. A propósito, Michelle, mulher dele, sempre acessa o site. Mandou um abraço pra vocês…

Deixe seu comentário!