Meteorito gigante é encontrado na China

Por , em 28.07.2011

Uma enorme rocha espacial – que pode ser um dos maiores meteoritos já noticiados – foi encontrada em uma região remota e montanhosa no noroeste da China.

A gigante rocha foi encontrada a 2,9 mil metros em uma montanha da província chinesa de Xinjiang Uygur. Uma pequena equipe especializada em meteoritos já iniciou investigações no local.

O meteorito é de ferro, e pode ser o segundo maior existente do tipo. Ele tem cerca de 2,3 metros de comprimento e metade da medida de largura. A massa pode variar entre 25 a 30 toneladas, podendo superar a massa do maior meteorito encontrado na China até então, um de 28 toneladas que foi descoberto na mesma região em 1898.

A equipe de pesquisadores descobriu nomes riscados na superfície da rocha, indicando que pessoas da área já estavam cientes da presença da pedra inusitada. Os riscos expõem a composição de ferro e níquel existentes.

A rocha vem de fora do sistema solar, e se for confirmada como um meteorito, terá um valor ainda maior para a comunidade científica. Isso porque a maioria dos meteoritos se formaram há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, junto com a formação do sistema solar.

O maior meteorito conhecido até hoje tem cerca de 60 toneladas e foi encontrado na Namíbia. Outros grandes espécimes incluem um pedaço de rocha de 37 toneladas na argentina e um de 30 toneladas na Groelândia. Qualquer meteorito descoberto, independentemente de sua dimensão, tem potencial de fornecer novas informações sobre o início do sistema solar aos cientístas.

Uma análise mais aprofundada deverá determinar se este meteorito de ferro e aquele encontrado em 1898 na mesma região chinesa estão relacionados, ou se é apenas uma coincidência. Ainda não se sabe quando a rocha será removida para estudos. [Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • jessica:

    ah eu sabia que meu sonho era real

    eu juro que sonhei que tinha caido dois meteoritos em uma daquelas pequenas cavernas

    ehh ! vo vira cigana ehhh

  • JeanZ:

    E sinceramente, o que vai mudar com esse achado?
    Coisinmha sem graça!
    auheaoehoua

  • Pensador®:

    Deve ser falsificado.

  • Ernesto Ubiratan Marchiori:

    – Não, é erro de Cálculos mesmo, os elementos com maior densidade são o Ósmio e o Ouro, de 17 a 18g/cm3. E a liga Ni/Fe varia de 7,00 a 8,86 g/cm3. É muita diferença, considerando a composição dos mateorítos Ferriferos.

  • claudemir da silva:

    grandes descoberta para meios científicos

  • Roberto:

    Em Minas Gerais Brazil, meteoros de ferro junto ao São Francisco e Rio das Velhas há meteoros de ferro supergigantes, no chão. Esse aí é titica perdo daqueles. Só que de tão grandes talvez todos prefiram acreditar que sejam minas de ferro afloradas.

  • Milton B Vieira:

    nada como um matematico,para fazer a configuracao certa das coisas.grande.ahahahahahahaha

  • Ernesto Ubiratan Marchiori:

    Parece haver um erro da estimativa do peso deste meteorito encontrado na China em 25 a 30 toneladas. O meteorito de Bendegó encontrado na Bahia pesa 5,36 toneladas com medidas muito semelhantes ao encontrado na província de Xinjiang ou seja 2,15m x 1,5m x 0,65m. A matéria precisaria de uma revisão
    Atenciosamente

    Ernesto Ubiratan Marchiori

    • rodrigo gomes:

      eu acho q tem a ver com a densidade e composição!

    • xd:

      esse e de ferro :/ xD

    • Adalberto:

      A observação do Sr. Rodrigo está correta. Cada material possui densidade e massa distinta em sua composição química. O mesmo tamanho pode variar muito de massa de um tipo para outro de material.

Deixe seu comentário!