Milagroso medicamento anti-hemorragia salvará 100 mil vidas por ano
Um remédio que deverá se tornar genérico e custar apenas 4,5 dólares (o que equivale, atualmente, a oito reais) pode virar artigo encontrado em qualquer farmácia dentro dos próximos anos. A importância do medicamento é combater um problema decorrente de acidentes que mata mais de um milhão de pessoas no mundo por ano: a hemorragia.
Trata-se do ácido tranexâmico – ou TXA, na sigla comercial -, que deverá estar a disposição de médicos, paramédicos e agentes de primeiros socorros ainda antes que a população tenha acesso nas farmácias. Segundo estimativas, mais de 100 mil vidas poderão ser salvas por ano graças ao TXA.
O carro-chefe nas mortes por perda de sangue são os acidentes de carro, mas há outras razões, tais como facadas, tiros, minas terrestres e ferimentos domésticos. Uma hemorragia pode levar à morte rápida devido ao alto risco de falência múltipla dos órgãos. O problema é que as estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) calculam que 90% dessas mortes acontecem em países sub desenvolvidos, onde os recursos médicos são limitadíssimos. Por isso, o medicamento será classificado como “essencial” pela OMS, o que permitirá sua produção subsidiada, com fabricação de genéricos, a custos bem acessíveis.
Os pesquisadores da OMS fizeram testes com 200 mil pacientes feridos gravemente. O temor era que o TXA (um agente coagulador de alta velocidade) causasse coágulos excessivos e em lugares impróprios, dentro dos órgãos, o que poderia causar complicações ainda piores. Felizmente, o que se observou foi o contrário: a coagulação dos pacientes que receberam o TXA foi um sucesso. As descobertas são importantíssimas para salvar vidas de acidentados recém-chegados ao hospital. [Reuters]
11 comentários
O ácido tranexâmico já é usado há anos no tratamento de hemorragia, disponível nas formas injetável e comprimido, tem sido de grande valia no manejo dessa condição clínica.
gosteria de receber noticias do site
espero ansioso à chegada desse medicamento na minha cidade.
Tudo que vem para a melhora dos humanos é bom demais.
É antiga… esse medicamento já é utilizado inclusive em hospitais públicos aqui no Brasil… e nao é tao milagroso assim né… nao adianta nada dar um medicamento desses se nao “fecha a torneira” por onde está sangrando, como no trauma… já em outros tipos de sangramento, como ginecológico, é bem útil.
Antiga ou não, o importante é que é uma boa notícia …
Abraços
É sempre bom saber que para cada “mal” existe um medicamento para ser descoberto. Se Deus quiser ainda verei os cientistas descobrirem a cura da violência.
Antiga mas muito boa…
Antiga? É notícia do início desta semana! Como pode ser antiga?
Notícia antiga demais!!!
Maravilha, adoro escutar que mais vidas vão ser salvas.