Minúscula relíquia cristã de 1,4 mil anos encontrada em Jerusalém
Uma minúscula caixa de 1,4 mil anos foi encontrada em uma escavação em Jerusalém. A relíquia é um símbolo da fé cristã, de acordo com arqueólogos israelenses.
A caixa, primorosamente confeccionada, foi esculpida a partir do osso de uma vaca, cavalo ou camelo e decorada com uma cruz na tampa. Ela mede apenas 2 por 1,5 centímetros.
O item foi feito provavelmente por um cristão no final do século 6. Quando a tampa é removida, são ainda visíveis os restos de dois retratos com detalhes em ouro. Um homem e uma mulher estão representados, possivelmente uma imagem de santos cristãos ou de Jesus e Maria.
A caixa foi encontrada fora dos muros da Cidade Antiga de Jerusalém nos restos de uma estrada que data da era bizantina. Descoberta há dois anos, a caixa foi tratada por especialistas e extensivamente pesquisada antes de ter sido revelada em uma conferência arqueológica na semana passada.
A relíquia é importante porque oferece a primeira evidência arqueológica de que o uso de ícones não se limitava às cerimônias da igreja na era bizantina. Parte de uma caixa semelhante foi encontrada há três décadas na Jordânia, mas esse é o exemplar mais preservado encontrado até agora. Ícones semelhantes ainda são feitos hoje por alguns cristãos, especialmente os das igrejas orientais ortodoxas. [MSN]
13 comentários
Porque teria sido feita por um cristão? O que garante que a imagem gravada seria de santos cristãos ou de Jesus e Maria? Seria a cruz gravada na caixa um simbolo cristão para quem fez? Tem muita coisa dita, que poderia ser qualquer coisa, iclusive uma simples caixa de osso, onde estaria a figura de um homem e de uma mulher, tipo um porta retrato e mais nada. Tão viajando na maionese,e criando mais um objeto de adoração.
um homem e uma mulher, que bom.
Isso já diz que um casal se forma com duas pessoas de gêneros diferentes.
Isso só mostra como os cristãos sempre usaram imagens.
Todas as religiões têm seus ícones para despertar o consciente coletivo ou individual. Podemos aproximar de qualquer uma destas: Cristianismo,, Judaismo, Islamismo, Zoroastrismo, Confucionismo, Taoismo, Xintoismo, Hinduismo, Siquismo e etc e vermos que sempre usam da simbologia para suas fés.
Marlon se vc entendesse um pouco de religiões cristãs saberia que nem todas usam imagens ou símbolos para adoração.
Só tem uma religião cristã. Ademais, o que dizem religião são igrejas ligadas ao Cristianismo. Cristianismo é uma religião.
Imagem da primeira fotografia permanente do mundo feita por Nicéphore Niépce, em 1825. Como pode ser visivel retrato nisso do ano 600dc ?
Alguém avisa o ALX que retrato é uma imagem de uma pessoa, e pode ser feito em pedra, osso, madeira ou qualquer outro material. Leonardo da Vinci era um grande retratista. A Mona Liza é um retrato. Não tem nada a ver com fotografia.
Cada achado é importante para formar a História. Qual seja a ciência ou linha de conhecimento lógico ou ideológico
se uma caixinha é encontrada e escondida por 2 anos, imagina um disco voador e etc
Nao sei porque tantos “nao gosto” a este comentário.. Os Lucas tem razão no que diz. Se uma caixa deste tamanho e sem nada de muito fascinante foi escondida durante tanto tempo.. Imaginem as coisas misteriosas que podem já ter sido descobertas e continuam ocultas ao publico…
É que a caixinha não suscita tantas controversias quanto um Disco Voador. A caixinha apenas vai contar uma história que não mudará a opinião de ninguém.
Quanto ao Disco Voador? Dá muito pano pra mangas.