Novo mistério encontrado em Ceres

Por , em 14.01.2016

Estes pontos brilhantes talvez sejam a mais estranha de todas as características do planeta anão Ceres, localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Agora, a NASA conseguiu finalmente chegar em uma altitude baixa o suficiente para obter uma visão inédita deles, mas o que viram pode ter apenas aprofundado o mistério.

A sonda Dawn da agência espacial americana entrou em sua órbita mais baixa até agora – cerca de 386 quilômetros de altura – e começou a tirar fotos de uma variedade de recursos do planeta anão. A maioria são imagens detalhadas de coisas que já tínhamos pego em versões mais amplas.

A grande surpresa é que os pesquisadores continuam sem ter certeza se as áreas brilhantes da cratera Kupalo (foto acima) são causadas pelo mesmo processo que eles identificaram na cratera Occator no final do ano passado.

Naquele caso, a causa provável era o sal. Neste, os cientistas ainda não estão prontos para tomar uma decisão final. Poderia ser sal, dizem eles, mas também poderia ser uma ainda desconhecida causa. [Gizmodo]

cratera pontos brilhantes ceres 2

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!