Misteriosas esferas marcianas são encontradas pela Opportunity

Por , em 18.09.2012

O lançamento da Curiosity fez com que muitos se esquecessem da boa e velha Opportunity, sonda que já está em missão há cerca de oito anos – e continua até hoje mandando informações de grande importância de Marte.

Recentemente, a Opportunity enviou esta foto que você vê acima, tirada do solo da cratera de Kirkwood – a área fotografada tem apenas cerca de 6 cm de largura. O que são essas pequenas esferas? Como elas foram parar aí? Os cientistas ainda não fazem ideia.

Em 2004, pouco depois de aterrissar, a sonda encontrou esferas similares no solo do local de pouso, o que foi considerado uma grande descoberta na época. Apelidadas de “blueberries” (mirtilos, uma espécie de baga), as esferas tinham grande concentração do mineral hematita – o que indicava que houve um ambiente úmido ali no passado distante.

As novas esferas, contudo, não têm a mesma composição das “blueberries”, e também diferem em tamanho e distribuição. Agora, a equipe de cientistas responsáveis pela Opportunity está avaliando qual é a melhor maneira de analisar as recém-descobertas estruturas e, assim, descobrir mais sobre o passado geológico de Marte.[PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • JLKLEIN:

    ei amigos eu sei o que são estas esferas, estou lembrado que por volta de 1959 o meu pai que era inventor, hoje falecido, inventou uma arma com a capacidade de tiro em alta velocidade, capaz de atingir o espaço cideral, ele fes a esperiencia dando um tiro em direção ao espaço, fes ate um comentario, dezendo que iria acertar os marcianos, agoro eu sei onde forão parar as bolinhas de ferro, que ele pos naquela arma, ela esta guardada comigo hoje é uma reliquia.

  • tommy lommy:

    Não vi esfera alguma… seriam as protuberâncias do solo da foto?

  • Vinny Rigo:

    Será que alguém poderia explicar as diferenças significativas entre a Curiosity, a Opportunity e a Spirit?

  • Andre Luis:

    Será que na Terra não temos algo semelhante a estas esferas recem encontradas?

    • baco74:

      Já vi formações que se podem assemelhar no Yeliu GeoPark (Formosa)

    • Andre Luis:

      Se for desconsiderar o tamanho, realmente são bem parecidas!

Deixe seu comentário!