Cresce a importância de encontrar água no espaço

Por , em 7.05.2010

Astronautas podem usar qualquer corpo celeste no espaço como ponto de parada em meio a expedições, desde que haja água no local. Não é só na Terra que a água é um elemento de vital importância. Em viagens espaciais, ela teria duas funções fundamentais: além do consumo (sim, seria possível, no caso de haver água suficiente, usá-la para beber), seus componentes separados podem servir de base para a produção de combustível de foguetes.

É o que explica um especialista: “Se houver locais com água, é possível abastecer uma nave depois da partida. Os asteroides ou planetas seriam postos de combustível”. E não é só isso: a água em um planeta é a primeira condição para que ele seja habitável. Por essa razão, é a primeira coisa que se procura ao se mandar uma sonda para qualquer lugar.

Os astrônomos acreditam que deva existir água congelada em asteroides localizdos entre Marte e Júpiter. Mas a baixa quantidade disponível, associada à proximidade dos astros ao Sol, faria a água evaporar.

Como se trata de possibilidades, e como deverá ser uma quantidade limitada, os especialistas afirmam que se deva reservar a água levada da Terra ao consumo pessoal, e deixar a eventual água encontrada em asteroides para a produção de combustível. Não são planos tão distantes quanto poderia parecer: o presidente Barack Obama pretende que a NASA esteja pronta para mandar homens a asteroides até 2025.

Para se usar a água como combustível, basta separar o Hidrogênio do Oxigênio, e um simples robô na nave espacial seria responsável por coletar e separar a água. Problemas como a potência dos motores da nave, além da falta de gravidade para coletar a água, ainda precisam ser solucionados até 2025. Isso, claro, se a NASA quiser cumprir sua meta. [Msnbc]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

16 comentários

  • GILBERTO REINALDO DOS SANTOS:

    OLHO PARA O CEU E VEJO AS ESTRELAS ELAS ESTAO NOS CHAMANDO O SER HUMANO VAI ATENDER AO SEU CHAMADO QUERENDO OU NAO E A VIDA COM TODAS AS MALEZAS DO SER HUMANO GUERRAS FOME DESTRUIÇAO POLUIÇAO MESMO COM TUDO ISSO IREMOS PARA AS ESTRELAS

  • Davidson Lima:

    Será que somente eu percebi um erro nesta pesquisa? Ora, a única água que pode ser usada para consumo, além de potável (limpa), deve contar SAIS MINERAIS. Isso mesmo, SAIS MINERAIS. Sem estes, qualquer água é inviável para ser bebida.
    Se precisássemos somente de mols de H2O, aproveitaríamos água destilada, da chuva ou obtida como sub-produto de reações de neutralização, por exemplo.

  • Água:

    P*** QUE P***** VÃO TRANSFORMAR ÁGUA DO ESPAÇO EM COMBUSTIVEL QUE MAL CONSEGUEM REMOVER DO LOCAL, PORQUE NÃO FAZEM ISSO AKI NA TERRA COM TANTOS OCEANOS, RIOS, LAGOS, ATÉ QUANDO VÃO EXTRAIR PETROLEO, DESTRUINDO O AR E OS OCEANOS E TODO O PLANETA PARA QUE 0,001% DA POPULAÇÃO FIQUE BILIONARIA…

  • Amanda:

    so encontrando agua no espaço mesmo por que o ser humano
    ta poluindo a agua do planeta com lixo e petroleo daqui uns dias nao
    existirá agua potavel mais.entao terao mesmo que preocurar agua no espaço para podermos sobreviver.

  • Daniel:

    eu ainda acho melhor nos desenvolvertmos tecnologia pra criar vida em marte e tornar o planeta habitavel….

  • Lestat:

    O espaço é grande, F************** GRANDE, não vão ser meras pulguinhas humanas que vão interferir nele.

  • Thiago Vono:

    Na verdade ele tem que falar algo pra ser do contra, se não não consegue dormir em paz.

    Defendeu com ousadia um assunto totalmente contrario.

    e é por nao conseguir “enxergar alem da mídia e de seu mundinho hipócrita” que o ser humano é uma praga que consome tudo o que ve para seu proprio bem.

  • Pafouncion:

    O Sr. Luiz Caldas(ooopa!) Carlos não perde tempo em manifestar sua repúdia às opniões adversas.
    Uma pessoa não pode expor seus pensamentos, fazendo referência a um belo filme por exemplo, que o “distinto” sábio vem com paus e pedras.
    O seu problema, Sr. Luiz Carlos é pensar a “curto prazo”.
    Vida longa e próspera.

  • Luiz Carlos:

    Consumir recursos do espaço! rs… q piada! Meu Deus!! qdo essas pessoas irão enxergar alem da mídia e de seu mundinho hipócrita e perceber a realidade da vida? Avatar foi um filme de bang bang espacial, uma balela caríssima pra mostrar um absurdo de historia
    q jamais vai acontecer. Vcs acham mesmo q alguém enviaria tropas a uma lua de um planeta distante habitado por apaches azuis de mais de 2 metros pra lutar corpo a corpo? Acordem! se aqui pra vencer os pobres e já destruídos japoneses eles usaram 2 bombas atômicas! Acordem pra vida!! Sonhadores! só rindo mesmo! rs….

  • Robert:

    não acho que o ser humano seja uma praga. se achasse eu cometeria suicídio.
    Mas voltando ao assunto, acho de extrema importancia os seres humanos começarem a colonizar o espaço, temos de parar de engatinhar e começar a andar de verdade, para que quando o sol morrer possamos estar em um outro sistema solar…

  • Chico Lobo:

    Concordo com Thiago… Isso me faz lembrar o argumento do filme AVATAR – alias um filme maravilhoso, tambem em sua mensagem

  • CQC:

    só falta os cientistas quererem trazer um meteoro para a terra…..

    -“um pouco mais pra direita,isso isso,agora para a esquerda,pronto!”

  • Thiago Vono:

    La vai o ser humano consumir os recursos do espaço …. a praga está se espalhando e abrangendo outras regiões, o pesticida vai ter que ser forte =/

  • Eliakim Ferreira Oliveira:

    Observando a crescente poluição da água potável em nosso planeta e a pouca energia limpa, não me surpreende que os cientistas queiram procurar água fora do planeta Terra.

  • lili:

    oque nao me espanta, é saber que poderiamos entao termos a maioria (todos?) dos veiculos terrestres funcionando com agua!
    Viva a industria petroleira…………

  • Wesley Hubris:

    A água terrestre já foi parte da “poeira estrelar”, é um presente do Cosmo, e veio do espaço; da mesma fonte que produziu à água dos outros astros, pois as 4 substancias mais abundantes da “Matéria bariônica”, que forma o nosso Universo são: o Hidrogênio, o Hélio, o Oxigênio e a Água.

Deixe seu comentário!