Misteriosas regiões de Marte são feitas de vidro

Por , em 16.04.2012

Essas misteriosas regiões de Marte são escuras e principalmente feitas de vidro forjado em antigos vulcões.

Elas estão presentes em mais de dez milhões de quilômetros quadrados na parte norte do planeta, mas até agora sua composição ainda era incerta. Medições espectrais anteriores indicaram que elas eram diferentes das outras regiões escuras de Marte, que são compostas principalmente por basalto.

Briony Horgan e Jim Bell, da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA, encontraram zonas de absorção de infravermelho similares às características do ferro em vidro vulcânico, uma substância formada quando o magma resfria rápido demais para os minerais se cristalizarem. O vidro fica na forma de grãos do tamanho dos de areia.

Como esses grãos se formaram é incerto, mas Horgan comenta que há a possibilidade de o magma ter interagido com água congelada e neve. Isso faria dessas regiões “locais em potencial” para o abrigo de vida, já que apresentam uma água rica em substâncias químicas. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

6 comentários

  • Reis Gonzaga:

    ja descobriram muitas coisas; mas vidas ets ainda não. Sera q existem;ta muito longe ou por ai;só tem mundos inóspidos?.

  • Alberto Campos:

    Os cristais são formados por altas temperaturas e é sabido que os raios gama provocam vários fenômenos na terra. Como estes raios (microondas) tem uma ação instantânea, pode elevar a temperatura ambiente a vários graus centígrados em pouquíssimo tempo.

  • Andhros:

    Estava lendo notícias do mundo e me ocorreu: acham tanta “coisinha” em marte… Quer ver a coisa ficar feia, é quando encontrarem PETRÓLEO em marte! Do puro fóssil do alienígena VERDE! Curiosity vira sucata no dia seguinte e, pra trazer, nave petrolífera ainda erra pouso no mar e causa outro derramamento!

  • Emerson Costa:

    É apenas uma questão de tempo para se encontra vida fora da terra…

  • Rone100theone:

    Marte é meu planeta favorito do sistema solar, é claro depois da Terra rsss . Estou com “curiosity” aguçada sobre lá… que venha o mês agosto ..!

    • Andre Luis:

      Nunca imaginei que pudesse haver algo como vidro em Marte! Realmente quando a Curiosity chegar, será muito legal acompanhar! Também tenho muita “curiosity” deste planeta!

Deixe seu comentário!