Misterioso feixe de fios na superfície de Marte encontrado pela sonda Perseverance que busca sinais de vida no planeta
O rover Perseverance da NASA capturou uma imagem incomum de algo na areia vermelha de Marte: um feixe de fios.
A câmera de prevenção de perigos frontal esquerda da sonda tirou uma foto do objeto de cor clara em 12 de julho que algumas pessoas compararam com espaguete.
Funcionários da agência espacial confirmaram que acreditam que o objeto seja uma corda que sobrou do pouso do Perseverance.
A corda pode ser do rover ou de seu estágio de descida, um componente semelhante a um jet pack movido a foguete usado para descer o rover com segurança na superfície do planeta, de acordo com um porta-voz da missão Perseverance no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia.
A Perseverance não havia estado anteriormente na área onde a corda foi encontrada, então é provável que o vento a tenha soprado lá, disse o porta-voz.
Atualmente explorando um antigo delta chamado Jezero Crater, o rover está procurando por sinais de vida microscópica que poderia ter existido em Marte de bilhões de anos atrás, disse o porta-voz. Esta cratera é onde Perseverance pousou originalmente em 18 de fevereiro de 2021.
Quando Perseverance revisitou o local da corda quatro dias depois, o objeto havia desaparecido.
Esta não é a primeira vez que o rover se depara com pedaços de material que sobraram de sua descida em Marte.
As câmeras da Perseverance tiraram uma foto de um fragmento de papel alumínio brilhante em meados de junho, de acordo com um tweet da conta oficial do rover. A equipe acreditava que fosse parte da manta térmica do rover, um material fino que regula a temperatura, que pode ter caído durante a fase de descida.
A equipe do rover na NASA está pesquisando mais sobre o novo pedaço de detritos e planeja divulgar mais detalhes ainda esta semana.