NASA soluciona o mistério da pedra marciana que apareceu “do nada”

Por , em 17.02.2014

O mistério de Pinnacle Island foi resolvido!

Falando assim parece algum caso de detetive, e é mais ou menos, só que não há nenhum crime envolvido.

Pinnacle Island é o nome que foi dado à misteriosa pedra que apareceu “do nada” na frente do rover Opportunity, em janeiro deste ano.

Para quem está perdido, em 8 de janeiro, a sonda fez uma fotografia de uma parte do terreno e descobriu um pedaço de pedra esbranquiçada que não estava ali antes, quando havia feito uma foto do mesmo local em 26 de dezembro de 2013.

A explicação poderia ser algo tão prosaico como uma pedra que o rover tivesse deslocado ao manobrar (ele não ficou parado durante aqueles dias) ou então algo tão espetacular quanto um pedaço de um meteorito ou uma pedra deslocada por um meteorito que veio parar ali.

No meio da especulação que se seguiu, houve até quem tentasse processar a NASA para “obrigá-la” a admitir que se tratava de um fungo, um cogumelo, exigindo que o mesmo fosse analisado com mais atenção.

Querelas judiciais à parte, os engenheiros e cientistas da agência espacial norte-americana levaram a sério seu trabalho e partiram descobrir do que se tratava aquele objeto.

O primeiro passo foi se afastar um pouco da cena do crime e dar uma olhada nela. Seguindo as trilhas do robô, eles notaram que, um pouco acima de onde estava “Pinnacle Island” (nome dado à pedra) havia uma rocha com aspecto semelhante e mesma composição.

Ficou claro, então, o que havia acontecido – o robô havia arrancado um pedaço da rocha ao manobrar ao lado dela, pedaço que rolou um pouco adiante. Fim do mistério?

Em parte. A rocha em si é muito interessante. O espectrômetro do robô revelou altos níveis de manganês e enxofre, sugerindo que estes compostos foram concentrados na rocha pela ação da água.

Mais ainda – esta ação parece ter ocorrido recentemente, logo abaixo da superfície, ou então pode ter acontecido em uma camada mais profunda que foi revelada pela erosão, em mais um caso de serendipidade. Mais um mistério marciano para resolver. [Space.com, io9, Phys.org]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Francisco Assis Gurgel Gurgel:

    mas tá na cara que foi isso mesmo que aconteceu nem precisaria da esse alarde todo, e por isso muitos já estavam pensando em ET

Deixe seu comentário!