Mito: mascar chiclete pode causar gases?

Por , em 17.08.2010

Sua mãe já te disse que, se você não parar de mascar chiclete o tempo todo, pode ficar com flatulência? Saiba se isso é um mito ou se é uma das maiores jóias da sabedoria popular:

A verdade é que sua mãe sabe das coisas! Quando você masca mais chiclete, você acaba engolido uma quantidade maior de ar. Em conjunto com adoçantes artificiais presentes em algumas gomas de mascar, como o sorbitol, o processo pode, sim, gerar mais gases.

Quando engolimos o ar e não o expiramos, ele tem que sair por algum lugar, certo? Então ele passa por todo o seu sistema digestivo, entrando em contato com os químicos presentes lá (gerados pela fermentação de alimentos) e saindo pelo reto acompanhado de um odor desagradável.

Você sabia que a maioria das pessoas produz cerca de 4,5 litros de gases por dia?

É normal que pessoas “soltem um passarinho” até 20 vezes diariamente. Se seu número é maior, é bom começar a tomar algumas medidas preventivas e consultar um médico especialista.

Confira algumas dicas:

  • Faça pequenas refeições durante o dia, em vez de várias refeições mais pesadas.
  • Mastigue a comida direito e coma devagar.
  • Não coma porque você está nervoso.
  • Não fume: assim como mascar muito chicletes, fumando você engole mais ar.
  • Evite alimentos que causam gases – você deve conhecê-las: repolho, brócolis, feijão, batata, cerveja, entre outros.
  • Diminua a ingestão de alimentos gordurosos. Quanto mais gorduroso o alimento, maior é o tempo de sua digestão, fazendo com que a comida fermente mais, expelindo mais gases. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!