Mito ou realidade? Seis pequenas refeições são melhores do que três banquetes?

Por , em 23.03.2010

Por que há a crença de que seis pequenas refeições engordam menos do que três refeições mais fartas? A idéia por trás disso tudo é simples: um número maior de refeições estimula mais o metabolismo na hora da digestão e, como o organismo funciona mais vezes e mais rápido, ele queima mais calorias.

Alguns estudos exageram, sugerindo uma dúzia de lanchinhos por dia, mas, de acordo com especialistas, seis pequenas refeições é um número mais realista.

Mas não pense que dividindo a mesma quantidade de calorias por dia em mais refeições você irá perder peso. A idéia é fazer refeições menores e mais saudáveis, porém em maior número. Um estudo feito no Reino Unido separou pessoas obesas em dois grupos e, depois, os pesquisadores determinaram que metade dos gordinhos deveria fazer três refeições e a outra metade seis (mas, na prática, o número de calorias ingeridas pelos dois grupos era o mesmo).

O resultado mostrou que não houve diferença na perda de peso no final do estudo. Especialistas aconselham que, se você realmente quer aumentar seu metabolismo de forma garantida, deve investir em exercícios físicos.

Fonte: NY Times

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • franbogado:

    Todos sabemos que quando fazemos uma refeição, grande volume de sangue é deslocado para a região digestiva. Esse deslocamento de sangue é o que promove aquela “indisposição”, aquela “vontade de dar um cochilo”.

    Por outro lado, as seis pequenas refeições são melhores do que tres banquetes pelo simples fato de que o estomago precisa enlargecer-se para comportar uma grande quantidade de alimentos de uma unica vez. Essa impostura do estomago induz ao enlargecimento da cintura/silhueta.

    E ainda quanto maior for volume de alimento, maior será o volume de sangue deslocado para esse fim, e maior a indisposição, nos levando assim áquele gostoso sono depois do almoço. Ao “dar um cochilo”, nosso metabolismo se comporta igualmente um urso polar em hibernação.

    Como a materia ja diz, as pequenas refeições fazem com que o metabolismo acelere, pois é disso que precisamos, e não diminuir a quantidade de calorias ingeridas. A quantidade de calorias digeridas pelo metabolismo é o que importa.

  • Augusro Jamarino:

    Alessandro

    engorda e fácil e so ficar na frente da tv ou jogando videogame o dia todo e comendo ou frequentar o Mclixo todo dia

  • Tatiana:

    Realmente, eu aprendi a comer 5 vezes ao dia… como faz diferença, até a digestão fica melhor! 🙂

  • Teresa Cardoso:

    Que bom

  • getulio v a lopes:

    ALESSANDRO PASSE A BEBER 06 CERVEJAS TODOS OS DIAS EM 06 MÊSES VOCE VAI NOTAR A DIFERENÇA, ACONTECEU COMIGO, AGORA ESTOU QUERENDO EMAGRECER E NÃO CONSIGO, ABRAÇOS.

  • Alessandro:

    tanta gente querendo emagrecer, eu aqui querendo engorda nem com deca eu ganho massa 😀

Deixe seu comentário!