Clima frio causa resfriados: mito ou realidade?

Por , em 19.12.2010

Todas as mamães e avós acreditam nessa história – e seus filhos e netos já precisaram carregar muitos “casacos desnecessários” por aí à custa desse mito. Mas será que ele tem fundamento? Confira a resposta.

Que nos desculpem as mães, mas o fato é que não há nenhuma evidência conclusiva de que tempo frio cause mais resfriados e você precise se agasalhar. O que acontece é que, quando está mais fresquinho, temos a tendência de ficar agrupados em espaços fechados, buscando calor – e essas são as condições perfeitas para transmissão de vírus pelo ar.

Apesar de você ficar mais suscetível a doenças quando seu sistema imunológico não está funcionando bem, ainda não há evidências de que temperaturas mais baixas causem esse problema.

Então a dica para evitar os resfriados é ficar em lugares ventilados e evitar o contato com pessoas que já estejam doentes. [LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

16 comentários

  • grasisuperstar:

    O Ministério de Saúde faz campanha de vacinação da gripe nos idosos crianças e mulheres grávidas no inicio do inverno.

    Então porque não fazem em outras épocas? No inverno temos grandes epidemias de gripe sim. Acho que o frio influi.

    • Bruno Rodrigues:

      mas você já pegou friagem e ficou doente? Coincidência, dizem os especialistas ouvidos pela SUPER. Sim, as pessoas ficam mais resfriadas no inverno. Mas é porque os vírus que causam problemas respiratórios estão mais ativos nessa época do ano. É a mesma coisa que o vírus da dengue. Ele está à toda no verão, porém ninguém fala que é o calor que provoca a doença.

  • Yara Neko:

    Se não se pega resfriado no frio, como eu peguei em um dia frio sem ter contato com ninguém resfriado?

  • Guilherme:

    garganta raspando não é resfriado,resfriado é causado por algum tipo de vírus, assim como gripe é um vírus mais forte ainda. Nosso corpo para proteger do frio libera diversos efeitos colaterais como nariz trancado, garganta coçando e etc…

  • luciana:

    Minha garganta raspa de repente sem nenhuma associação com mudança de temperatura, na sequência vem coriza, tosse , edema de vias aéreas.

  • Andre:

    Quanta baboseira. Minha querida, quando a temperatura muda de quente pra frio ou se tomo banho em água muito gelada, minha garganta começa a raspar dentro de algumas horas. Então como é que frio não causa resfriado??? Falta investigação nisso aí. Confiram direito.

    • Bruno Rodrigues:

      mas você já pegou friagem e ficou doente? Coincidência, dizem os especialistas ouvidos pela SUPER. Sim, as pessoas ficam mais resfriadas no inverno. Mas é porque os vírus que causam problemas respiratórios estão mais ativos nessa época do ano. É a mesma coisa que o vírus da dengue. Ele está à toda no verão, porém ninguém fala que é o calor que provoca a doença. GARGANTA RASPANDO NAO E RESFRIADO

  • one:

    Nós temos um aumento da produção de muco protetor em dias frios que podem ser facilmente confundidos com uma gripe,já que o nariz escorre.

    Eu sabia que essa produção de muco é um ambiente favorável a multiplicação de vírus…

  • Douglas Miranda:

    Eu entendi perfeitamente a matéria. Mas algum sabe me explicar por que quando durmo com o ventilador ligado na minha direção, acordo com o nariz escorrendo? Impossível alguém ter me passado algum vírus, pois estou sozinho no quarto de porta fechada.

    Ainda que meu sistema imunológico esteja precário, não há vírus de gripe ou resfriado.

    Alguém sabe porque isso acontece?

    • 1001igor:

      Isso pode ser alergia pois resfriado não deixa só vc com nariz escorrendo

  • ISABEL:

    Tenho 54 anos e fazem quase 10 anos que não me gripo ou fico resfriada. É simples: primeiro, cuidar do sistema imunológico. Depois toda vez que tocar em pessoa doente ou chegar em casa, direto lavar as mãos. Coloco várias camadas de roupa fina, e se fôr necessário, uma grossa ao sair de casa pelo desconforto do frio. Sempre manter todos os aposentos ventilados e confortáveis. Se usei casacão umas 5 vezes este ano, foi muito, e na minha cidade, chegou a fazer perto de zero graus, continuando frio. Às vezes, as pessoas confundem alergias com resfriados…

  • Plebeu:

    Ganda mentira!!!

    Posso estar perto de alguém que esteja constipado que não me acontece nada.

    Mas reparo que se estou perto de algum aquecimento mais elevado, e se depois estou muito tempo no frio, parado, o meu corpo arrefece, e vem constipação na certa.

  • Filippe:

    bom, mas se está frio, vc tem que gastar mais energia(ATP) para manter a temperatura do corpo(36.5 ºC)… assim vc não tem que “desviar” a energia que estava destinada a outras atividades como a do sistema imunológico??
    .
    eu sou melhor em física do que em biologia, então isso não é uma pergunta retórica xDD

  • Bruna Monteiro:

    Se o frio não causa resfriados, eu já não sei, mas eu sei, por experiência própria que quando chove eu gripo. Acho que as gotículas de água que caem levantam a poeira do solo e isso me causa uma super irritação… O resultado: 24 h depois estou resfriada.

  • André:

    Até onde sei o frio não causa resfriado, mas sim diferenças bruscas de temperatura baixam a imunidade, situação propicia pro desenvolvimento da doença. No inverno quase todos os ambientes fechados estão aquecidos, e sair de camiseta de 25 pra 10 graus, seria um bom agressor a imunidade. Resultado: resfriado.

    Fonte: meu médico, que me fez aprender a sair de casaco da academia no inverno, e nunca mais pegar “minhas gripes semanais”.

  • Akemi:

    Agora tenta convencer a minha mãe a me deixar sair de casa sem casaco em dias de friozinho? Mãe nunca leva a sério nossos motivos, mesmo que sejam com base cientíica, rs.

Deixe seu comentário!