Monge chinês é descoberto dentro de uma estátua de Buda

Por , em 24.02.2015

Por qual motivo uma estátua de Buda seria digitalizada em uma tomografia computadorizada?

Porque há uma múmia dentro dela, claramente.

estatua monge buda mumia

A múmia é de um antigo monge budista chinês que viveu no século 11 ou 12, possivelmente em 1100.

Este artefato fascinante está atualmente em exposição no Museu Drents em Assen, na Holanda, e essa é a primeira vez que a “múmia Buda” é mostrada fora da China.

O monge provavelmente é um exemplo de automumificação (um processo longo e doloroso que começa com a pessoa ainda viva, se transformando propositalmente em múmia). Seus órgãos foram substituídos por antigos pergaminhos chineses, o que foi descoberto pela tomografia computadorizada, realizada no Centro Médico Meandro a pedido do Museu Drents.

estatua buda mumia 2 estatua buda mumia 3

Os cientistas encontraram os rolos de papel escondidos e descobriram que o corpo é de Liuquan, um mestre budista antigo da Escola Chinesa de Meditação.

Esse achado segue a notícia recente de outro monge mumificado encontrado na Mongólia, que alguns acreditam estar simplesmente em um estado meditativo avançado, não morto. Ele também provavelmente se automumificou. [io9, BoredPanda]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Gean Medeiros:

    Sei não.. mas acho que alguém tem que avisar pra esse cara da ultima foto que já passou um pouquinho da hora de fazer colonoscopia O.o

  • Mkbraga Mkbraga:

    Mas aonde eles enfiaram o rolo de pergaminho?

Deixe seu comentário!