Mongólia vai criar enorme bloco de gelo para combater calor do verão

Por , em 22.11.2011

A Mongólia está lançando um projeto inovador de criação de um enorme bloco de gelo artificial. O objetivo do projeto é combater o calor sufocante do verão da capital, Ulan Bator.

O projeto de geoengenharia custou mais de R$ 1,3 milhões. À medida que o gelo derrete, ele vai esfriar a cidade, e fornecer água potável fresca.

O experimento vai criar camadas de gelo artificiais, que se formam ao longo de córregos e rios congelados. Nos leitos de rios da Mongólia, as camadas vão construir-se como novos fluxos de água na superfície e congelar, formando calotas de gelo que podem ter mais de sete metros de espessura.

A empresa responsável pelo projeto fará furos no rio Tuul conforme o gelo formar, de modo que a água doce borbulhe e congele, repetindo este processo para criar uma camada de gelo tão grossa que levará meses para derreter.

A esperança é que o projeto sirva de modelo para outras cidades, para economizar energia, reparar permafrost e combater elevação de temperaturas.[POPSCI]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

10 comentários

  • José Lino:

    Pessoal, o texto é falso.
    A temperatura média anual da capital, Ulan Bator (ou Ulaanbaatar), é de -5°C, sendo desta forma a capital mais fria do mundo. Fonte Wikipéida.

  • Roberto:

    No Brasil, um projeto desses logo seria corrompido com a finalidade de gelar bebidas alcoolicas.

  • Mister:

    Tem um episodio de futurama que diz q no futuro a terra vai jogar um cubo gigante de gelo no mar pra acabar com o aquecimento global. Isso ja pode ser o inicio disso.

  • Igor:

    Não entendi nada desse processo ai.. água borbulha… seria água subindo a superficie?

  • Evandro:

    bem, depois de Dubai começar a fazer ilhas artificiais, e florestas tropicais no deserto…

  • Utilidades Virtuais:

    ow, vamos criar um bloco de gelo aki no Brasil tmb, está muito quente, vamos poupar com ar-condicionado,e consequentemente gastar uma enorme quantidade de energia para esfriar a água até o ponto de solidificação. 🙂

  • Ciro:

    considerando que a eficiencia para formar o bloco de gelo deve ser de uns 40%… no MAXIMO… eles vão liberar mais calor para o planeta e agravar ainda mais o aquecimento…
    yeah!
    isso me lembra de um episódio de simpsons até 0o

    • Tiago Moah Weimer:

      Bem, como não possuo informações suficientes, não irei criticar nem elogiar o porjeto.
      É uma linha de raciocínio interesante, criar gelo para amenizar o calor local da cidade mas, quanto de impacto isso irá gerar, o grau de dificuldade, as contradições do pojeto, bem, isso não cabe a nós julgar, não antes de conhecer o projeto todo em si.
      Interesante é, mas é viável? Vai de encontro com a linha mundial hoje da “Sustentabilidade”?

    • Tiago Moah Weimer:

      Hahhaha, PORJETO é uma boa, hahahaa.
      Eu queria ter escrito ali: projeto tá!!!

    • Andre:

      Mas q burrice, voces não sabiam que o inverno na mongolia é congelante? eles apenas bolaram uma forma relativamente simples de se formar muito mais gelo que o normal no leito de um lago, provavelmente, com o mesmo frio natural do inverno que formaria uma crosta de gelo menos espessa…

Deixe seu comentário!