Moradores observam cachorros azuis aparecendo pelas ruas e descobrem um problema maior do que esperavam

Por , em 25.08.2017

Um problema ambiental no bairro industrial de Taloja, na cidade indiana de Mumbai, deixou os moradores da região assustados na última semana. A água no rio que corta o bairro é tão poluída que está colorindo o pelo dos cães de azul.

Há muito anos o rio Kasadi foi declarado como com água não-potável por causa da alta concentração de resíduos químicos. O problema, porém, ficou dez vezes pior de lá para cá.

Os animais apareceram dessa cor da noite para o dia, e no início muitas pessoas acreditaram que este era o resultado da ação intencional de alguém, que estaria tingindo os cães de azul um a um. Mas este não era o caso.

Protetores de animais foram informados sobre o que estava acontecendo e atuaram rapidamente para encontrar os cães de rua azuis e ajudá-los. “Foi chocante ver como os pelos brancos dos cães haviam ficado azuis. Encontramos cinco cachorros aqui e pedimos que o conselho de controle de poluição aja contra as indústria poluidoras”, afirma um dos ativistas, Arati Chauhan.

Os ativistas conseguiram capturar apenas um cão, que foi levado para uma clínica onde tomou banho e foi examinado. “A tinta é possivelmente à base de água e saiu depois de dois banhos comuns. Além do banho, amostras da pele superficial do cão foram retiradas para verificar se a tinta é tóxica.

Um jornal local afirma que o nível de poluição do rio foi multiplicado por 13 desde quando foi declarado como não-potável. Os cães da região bebem e nadam nessa água, e ela está colorindo sua pelagem com corantes das indústrias que despejam os resíduos ali ilegalmente.

Pescadores locais têm reclamado do problema há anos, mas nada foi feito até agora. Os peixes estão morrendo e há um cheiro terrível. Mesmo assim, a população depende dos peixes pescados neste rio para complementar a alimentação familiar, e isso levanta uma importante preocupação sobre quais as consequências de ingerir essas substâncias na saúde humana.

De acordo com a Times, representantes da comissão de controle de poluição identificaram uma fábrica de detergentes que seria responsável pelo descarte ilegal do corante no rio. Uma investigação foi aberta e a área foi cercada para que mais animais e pessoas não se aproximem da água. Essa cerca, porém, é frágil e tem buracos, e os ativistas animais acreditam que há mais cachorros azuis ainda não encontrados.

Cães de rua na Índia


O país de 1 bilhão de habitantes tem 30 milhões de cães, que são protegidos por lei. No último mês de maio, o governo aprovou regulamentações que visam acabar com a criação de cães indiscriminada e oferecer fundos para necessidades básicas como alimentação e abrigo para os animais de rua. De acordo com a Humane Society, 60% dos cães do país não têm dono, mas são cuidados por donos de pequenos negócios e pela comunidade em geral.

Em Mumbai, mais da metade dos habitantes vive nas ruas ou em favelas, e cães são fonte de companhia enquanto catadores de material reciclável andam pela cidade. [National Geographic, Shareably]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (12 votos, média: 4,50 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!