Motocicleta voadora de Star Wars finalmente vira realidade

Por , em 22.08.2012

Quem assistiu o filme “O Retorno do Jedi”, da série de filmes “Guerra nas Estrelas”, deve lembrar da cena da perseguição na floresta com motos voadoras (foto abaixo). Rápidas, ágeis e bonitas, tenho certeza que todo mundo que assistiu sentiu vontade de ter uma. Agora você pode.

Um “hovercraft” (moto que voa) para uso individual é tópico antigo entre os especialistas, e já na década de 1960 haviam projetos para este tipo de veículo. Entretanto, um dos problemas mais sérios para sua fabricação era a estabilidade. O veículo tem uma tendência para virar, tão séria que impediu a produção de um protótipo para teste com piloto.

Saltando para o século 21, a empresa Aerofex aproveitou o modelo da década de 60 para criar um novo hovercraft de uso individual ou autônomo. Para corrigir o problema de estabilidade, eles usaram um inovador sistema mecânico de controle que, de acordo com Mark De Roche, engenheiro aeroespacial e fundador da Aerofex, percebe os movimentos em dois dos três eixos, e ativa os controles aerodinâmicos necessários para conter a tendência de virar, o que acaba alinhando o veículo ao piloto.

O controle do hover é bem simples, e dispensa parafernália eletrônica: o próprio senso de equilíbrio do piloto humano é que comanda a moto. Teoricamente, qualquer pessoa pode pilotar um destes veículos, sem precisar de treinamento especial.

Por enquanto, a Aerofex testou um hover que voou com sucesso no deserto do Mojave. A companhia pretende lançar máquinas não tripuladas para trabalho em agricultura, ou para entrega de suprimentos em locais de difícil acesso, além de abastecer forças militares.

O modelo testado até agora é limitado a velocidades de 48 km/h e a uma altitude máxima de 4,5 metros, mas, segundo o projetista, deve poder viajar tão rápido quanto um helicóptero. Além disso, o veículo tem uma excelente manobrabilidade, sendo capaz de passar por baixo de pontes, ao lado de muros, em florestas e até entre árvores.

Ainda não dá para fugir de um stormtrooper em um deles, mas já é o bastante para um bom divertimento. Agora é começar a guardar dinheiro, já que a versão não tripulada pode ser lançada no fim de 2013, e é provável que um modelo civil surja em seguida.[Gizmodo]

Vídeo do teste com o hovercraft:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

21 comentários

  • Rockson Pra:

    muito bom,as primeiras a serem feitas tinham que se alimentadas com eletrecidade e por isso os cabos limitavam os movimentos.essa é a bateria de alto rendimento.e tem uma performace muito melhor.falta agora aumentar o rendimento .

  • Antonio Silva:

    Gostei da ideia da moto voadora, um ótimo tipo de veículo, só não consigo entender como aqueles astronautas saíram do solo lunar em 1.969, (se é que eles estiveram lá) se até hoje ainda não existe sistema propulsor capaz de fazer levantar voo uma pequena nave como aquele módulo lunar. Aquilo foi incrível, difícil de acreditar.

    • Dinho01:

      Não se esqueça,colega,que a gravidade da Lua é 1/6 da terrestre.

  • Vinícius Macêdo:

    acho que deve ser o mesmo sistema dos caças que fazem pouso vertical…

  • Vinícius Macêdo:

    putz maneiro… só queria mais detalhes de como ela voa.. =(

  • Jorge de Araujo:

    Rafa, esta é para vc……

  • leandro ballbino:

    dahora ki si o cara cai dentro das elices girando vira milke shake

  • Samuel Victor:

    eu sou apaixonado por tecnologia + niguem bota fé em mim . ajuda aew

    • Dinho01:

      Dá pra você ser mais específico?Ajudar no quê?

  • Dinho01:

    Para mim,esse trambolho ainda está muito longe do filme.Não dá nem pra sonha fazer todas aquelas manobras nesse paquiderme flutuante.

    • Cesar Grossmann:

      Credo, paquiderme flutuante… É só um protótipo, Dinho, e já dá para fazer manobras legais nele…

    • Murilo Mazzolo:

      Calma, é só o começo… um projeto ainda!! Veja dessa forma: O primeiro avião (Santos Dumont) só cabia uma pessoa, era instável, voava pequenas distâncias e era frágil. Hoje existe Boeings que carregam centenas de pessoas de um continente até outro. Jatos que ultrapassam a barreira do Som. Ou você queria que criassem logo de cara, uma motocicleta antigravitacional????

    • Dinho01:

      Está bem.Reconheço que é um começo mas ainda está longe de realizar o sonho de quem assistiu “O Retorno de Jedi” no cinema.

  • Saulo de Oliveira:

    Talvez seja antes usada como arma de guerra ou para a tropa do Controle Total na nova Ordem Mundial…Não me espanto mais com nada, pois tudo é possível!

  • Andre Luis:

    Relevando a propulsão usada, é bem parecida com a do filme! Faltam apenas alguns ajustes no chassi para ficar mais parecida. Muito legal, vou querer uma!

  • Murilo Mazzolo:

    Cara, que massa!!!
    Certeza que será bem cara, mas compensa, com os 4,5 metros dá pra passar por cima de carros nos engarrafamentos de São Paulo!! kkk
    Agora tem que ver é se será liberada para o uso Urbano…

  • Rafael Vieira:

    Futuro ai vamos nós….

  • luysylva:

    se ele ussa a antigravidade ou o electromagnetismo ai sim diria que era o do filmes; mas isso dai ta mais para um helicóptero.

    • Cesar Grossmann:

      Hovercraft. Ainda não temos a antigravidade, e o eletromagnetismo pode ser usado para flutuar, mas só sobre trilhos metálicos.

  • luysylva:

    mas ela não usa a antigravidade; ainda não é a do filme.

    • Cesar Grossmann:

      É ainda melhor! Esta daí é real, e se você tiver algum dinheiro, pode vir a ter uma em alguns anos.
      😀
      😀

Deixe seu comentário!