Mulher engorda depois de um casamento, homem depois de um divórcio

Por , em 24.08.2011

Como já suspeitávamos, um estudo confirmou que o casamento pode mudar nossas cinturas. Mas o momento em que você começa a ganhar peso pode depender do seu gênero.

Os pesquisadores analisaram as respostas de mais de 10.000 homens e mulheres nos Estados Unidos, seguindo o seu peso e estado civil de 1986 a 2008. Os participantes tinham idades entre 22 a 29 anos no início, e 43 a 51 no final.

Os pesquisadores mediram a quantidade de peso ganho ou perdido nos dois anos seguintes a um casamento ou divórcio. O peso da maioria dos participantes não flutuou muito no período de dois anos após um casamento ou divórcio. No entanto, cerca de 10 a 15% ganhou uma grande quantidade de peso depois do casamento, e 10% perderam peso após um divórcio.

As mulheres são mais propensas a ganhar peso depois que se casam, enquanto os homens são mais propensos a engordar depois de um divórcio. “Quando você tem esses tipos de mudanças grandes na vida, seu peso pode subir”, disse o pesquisador Dmitry Tumin.

Em um dado período de dois anos, as mulheres que se casaram tinham 46% mais chances de ganhar uma grande quantidade de peso do que as mulheres que permaneceram solteiras.

Os homens não estavam em risco aumentado para ganho de peso muito grande depois do casamento. No entanto, eles tinham 63% mais probabilidade de ganho de peso após o divórcio do que os homens que permaneceram casados. O risco das mulheres após o divórcio era a metade disso.

A boa notícia é que a maioria das pessoas não engorda o suficiente para ter um impacto significativo sobre a sua saúde.
Mas, segundo Tumin, para uma pequena porcentagem da população, o peso que eles ganham pode representar riscos.

Os pesquisadores não conhecem as razões por trás das descobertas, mas acreditam que as mulheres casadas têm, frequentemente, um papel maior em torno da casa, e podem ter menos tempo para se exercitar.

Em contraste, os homens melhoram a saúde quando casam, porque seus cônjuges controlam o seu comportamento e hábitos alimentares. Eles perdem esse benefício no divórcio.

A chance de ganhar peso foi maior para os homens e mulheres que se casaram ou se divorciaram após os 30 anos, e o risco era ainda maior em pessoas mais velhas.

Segundo os cientistas, o fato de que adultos mais velhos são mais propensos a ganhar peso depois de um casamento ou divórcio pode ser porque, conforme as pessoas envelhecem, elas se acostumam a comer certas coisas e diminuem o exercício.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Eneida Melo:

    Interessante que os pesquisadores não incluíram no fato da mulher engordar depois de casar a causa FILHOS, quando é óbvio que durante a gestação a mulher passa por uma série de transformações.

    Por outro lado, na imensa maioria dos casais que conheço, tanto o homem quanto a mulher engordaram.

  • Elton Lopes:

    Lavagem cerebral é exagero.
    Mas homem prefere uma mulher com boas proporções de curvas (ver Fibonacci), a cintura pode ser larga, se os quadris e os seios (e o cérebro) compensam.
    Já mulher magrinha só tem graça em dar o primeiro abraço (e levantá-la, já que mais levezinha, hahahaha), depois perde o encanto.

  • Luca:

    O problema é que os homens ficam piores que seus pais. Os homens de antigamente, eram gordos, mas sua mentalidade crescia e se transformavam em grandes homens. A maioria dos homens de hoje ficam com a mentalidade adolescente até os 50 e depois voltam á infância: não querem tomar banho, não ajudam em casa, não escovam o dente, etc

  • Homem:

    Qual é a novidade? Mulher sempre depois que se casa fica gostosa. A cintura fica larga, as coxas, os quadris, os braços. Tendo filhos, fica ainda mais gostosa. Não é por acaso que existe fetiche por coroas.

    Por mais que a mídia engane as mulheres, incentivando a perda de peso, a ficar magrinha, o que se gosta mesmo é de mulher carnuda.

    • Carlos Machado:

      gosto é igual **, cada um tem o seu!

    • Sil2:

      Esse é o primeiro homem que ouvi falar que gosta de cintura larga.. mas cada um com seu gosto…

    • Washington:

      Provavelmente vc mantém contato com homens que sofreram lavagem cerebral da imprensa. A mídia e o mundo da moda é gay. Os dois incentivam a entrar num padrão de “beleza” incompatível com as mulheres.

      Por exemplo, enquanto o normal é que as mulheres tenham celulite, a mídia incute na cabeça das pessoas que isso é feio.

      Estou pra ver uma mulher atraente que NÃO TENHA celulite.
      Pago R$500,00 a quem me mostrar.

  • Vitor:

    Meu pai sempre dizia….” Olha a mãe da menina,porque ela vai ficar igual”. Me separei e não é que é verdade? Homens podem engordar,mas emagrecem muito mais fácil!!!

  • Ferreira:

    Mulher depois que casar fica gorda e com cabelo curto igual suas mãe.

    É tipo aquela estoria que o cara beija a princesa e ela vira um elefante.

Deixe seu comentário!