Mulher que possui gato tem maior chance de cometer suicídio

Por , em 3.07.2012

O maior estudo já feito de toxoplasmose e suicídio encontrou uma forte correlação entre este parasita e tentativas de suicídio: mulheres infectadas pelo parasita tem uma vez e meia mais chances de cometer suicídio.

Toxoplasma gondii

O T. gondii é um parasita que vive no intestino dos gatos. Como parte do ciclo de vida, seus oócitos são eliminados com as fezes, onde vão contaminar ratos e induzir comportamento suicida nos mesmos: o animal passa a não ter medo de gatos e a sentir atração pela urina dos seus inimigos.

Mas o parasita pode infectar o ser humano também. O contágio pode acontecer ao trocar a caixa de areia dos gatos, comer verduras não lavadas, beber água contaminada ou, o que é mais comum, comendo carne crua ou mal-passada infestada com cistos. Outra forma de contágio é usar uma faca para cortar carne contaminada e depois, sem lavar a faca, cortar as saladas ou outro alimento que não será cozido o suficiente para eliminar os cistos.

Mas a forma mais traiçoeira de contágio se dá entre mãe e filho, na gravidez. Por isto se pede às mães que evitem tocar na caixa de areia dos bichanos.

Cerca de 67% da população brasileira, e mais da metade da população mundial, está infectada pelo parasita, e não sabe.

No corpo da vítima, o parasita vai para os músculos e para o cérebro, onde, apesar de não causar nenhum sintoma que denuncie a infestação, parece estar associado a alterações de comportamento e esquizofrenia. Está explicado a fama das solitárias “loucas donas de milhões de gatos?”.

Suicídio e Toxoplasmose

O primeiro estudo que teve sucesso em apresentar uma ligação entre o parasita e o comportamento suicida foi feito pelo doutor Teodor Postolache, em 2009, e agora ele está colaborando com pesquisadores dinamarqueses e alemães, em um estudo com 45.000 mulheres na Dinamarca.

A pesquisa não explica como o parasita causa o comportamento suicida, ou se ele realmente o causa, mas há uma correlação muito forte entre a infecção com o T. gondii e o comportamento suicida, forte o suficiente para que novas pesquisas sejam feitas.

O suicídio é um problema sério de saúde pública: todo ano cerca de 10 milhões de pessoas tentam o suicídio, e cerca de 1 milhão consegue tirar a própria vida. Desvendar a relação entre a toxoplasmose e o comportamento suicida pode salvar muitas vidas.[Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 1,33 de 5)

8 comentários

  • Andréa Chiarioni:

    Qual foi o objetivo dessa matéria preconceituosa e sem nenhuma referência bibliográfica relevante? Foi o de aconselhar as donas de gatos a abandonarem seus bichinhos de estimação? Caso haja um moderador para este site, abandono de animais e crime. Uma pequena observação, só se pega toxicoplasmose de gatos através dá ingestão de fezes contaminadas. Acredito que nenhum dos leitores tenham este hábito.

  • Leonice:

    Informação totalmente preconceituosa. Onde foi publicada? Quem publicou? Cada vez mais percebo que este site só gera desinformação. DECEPCIONADA.

  • Paulo Pizzi:

    Reportagem muito amadora, superficial e sem precisão científica, para um site que tem essa missão. Como disse a Ana Luiza, gatos domésticos bem tratados, com vacinação e alimentados com ração balanceada, dificilmente transmite a toxosplasmose. A grosso modo, a notícia equivale a dizer que ninguém deve ter um carro, pois existe uma probabilidade estatística de você sofrer uma acidente e morrer.

  • John jones:

    sempre destei gatos!!!!!!!!!!,essa materia me fez detestalos mais ainda!!!!!!

  • Jessica Mapo:

    Melhor deixar as facas longe de mim e as janelas fechadas, porque nem com uma notícia dessas eu abandonaria minhas gatas. Ás vezes esse tipo de notícia faz com que pessoas “fracas das ideias” larguem seus bichinho por medo e ignorância. Basta tomar mais cuidado ao entrar em contato com a caixinha de areia, por exemplo. Eu sempre utilizo luvas e tomo banho assim que termino. Deveria ter esse tipo de esclarecimento para não haver abandonos por parte de desinformados.

  • Ana Luiza Cardoso:

    Somente os gatos infectados (não é todo o gato que tem a toxoplasmose, muito pelo contrário) eliminam o toxoplasma nas fezes e ele só irá transmitir a doença caso tenha uma queda de resistência. Nesse caso, irá eliminar o protozoários – oocistos (‘ovos’) – pelas fezes, que demoram de 1 a 5 dias no ambiente para serem infectantes, ou seja, poderem infectar outros indivíduos.
    E a transmissão direta pelo gato acontece apenas se houver a ingestão das FEZES do mesmo. Ou seja, DEIXEM DE SER PORCOS E LAVEM AS MÃOS QUANDO MANUSEAREM A CAIXA DE AREIA DO GATO!!!
    A forma mais comum de contrair a doença é pela ingestão de água e alimentos contaminados. A ingestão de carne crua ou mal passada, por exemplo.

    http://3.bp.blogspot.com/–HMqJDl_jLQ/Tz5KRm1XqYI/AAAAAAAACno/X6xhWIruu2A/s1600/mensagem_toxoplasmose.jpg

    • Felipe Guerra:

      Ótimo esclarecimento!

      Acho importante que os artigos recebam alguns cuidados antes da publicação. Nesse aqui, o cuidado deveria começar pelo título. Acho muito mais válido colocar algo como ‘Toxoplasmose pode ter relação com suicídio’, do que causar desespero no mundo dos que têm gatos colocando o título atual (que é ainda mais desesperador que o título original, apesar da semelhança). Eu mesmo, ao ler o título da matéria, abri desesperado achando que teria que ligar pra minha mãe e gritar ‘mãe, joga os quatro pela janela!’ e falando pro meu pai também descartar os dois dele (obviamente é brincadeira)… vendo que o artigo é sobre toxoplasmose, fico mais tranquilo, pois eles são veterinários e não vacilariam com isso.

      Junto a isso, seria legal ter informações tipo as que você apontou, já que nem todos leem os comentários. Sei que não dá pra complementar informações em todos os artigos, mas nesse caso é crucial, já que não estamos falando de naves espaciais ou qualquer assunto distante dos meros mortais, e sim de um assunto corriqueiro: a presença, as consequências e os cuidados de quem tem animais domésticos em casa.

      E um ponto a mais por essa imagem sensacional huAHUAHua

    • Felipe Guerra:

      PS: Quanto ao meu pai descartar os gatos, seria por causa de sua namorada, e não dele, ok? huAHUUAhua

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.