Mulheres atraentes têm mais dificuldade em conseguir empregos

Por , em 6.12.2010

Em um novo estudo, a ciência prova que a beleza pode ser, sim, uma carta na mesa quando se trata de conseguir um emprego. Dessa vez, quem sofre são justamente as mulheres bonitas.

De acordo com pesquisas recentes, homens de boa aparência têm 50% mais chances de serem chamados para entrevistas de emprego. Já as mulheres bonitas são muito menos propensas a conseguir uma entrevista.

O motivo? Segundo os pesquisadores, a maioria dos funcionários de empresas de recursos humanos que fazem seleção para empregos através de currículos são mulheres jovens e solteiras. Presumivelmente, elas não estão interessadas em contratar a competição.

Embora possa soar machista, os pesquisadores conseguiram provar sua teoria em experimentos. O estudo envolveu o envio de 5.312 currículos em pares para 2.656 vagas de emprego em Israel. Em cada par, um currículo estava sem foto, enquanto o segundo, quase idêntico, continha uma foto de um homem ou uma mulher atraente, ou de pessoas com aparência mais comum.

Os resultados mostraram que os currículos de homens atraentes receberam uma taxa de resposta de 19,9%, quase 50% maior do que a taxa de resposta de 13,7% do currículo de homens menos atraentes, e mais do que o dobro da taxa de resposta de 9,2% dos currículos de homens sem foto.

O oposto ocorreu com as mulheres. Ao contrário da crença popular, as mulheres atraentes foram chamadas para um emprego menos frequentemente do que mulheres consideradas simples ou não atraentes, bem como mulheres que não tinham foto no currículo.

As sem foto tiveram a maior taxa de resposta, 22% maior do que as mulheres não atraentes, e 30% maior do que as mulheres atraentes. A descoberta contradiz a psicologia atual e o comportamento organizacional de beleza que associa a atratividade do sexo masculino e feminino da mesma forma.

Segundo os pesquisadores, o número de mulheres atraentes que foram alvo de discriminação variou conforme quem as contratava. Quando as agências de emprego receberam os currículos, não houve diferença no tratamento do currículo de mulheres atraentes, não atraentes ou sem foto.

No entanto, quando a empresa em que o candidato gostaria de trabalhar estava recrutando seus empregados diretamente, as mulheres atraentes receberam uma taxa de resposta de cerca de metade em relação ao currículo de mulheres mais simples ou sem foto.

Os pesquisadores acreditam que isso provavelmente se deva ao elevado número de mulheres em cargos de recursos humanos nas empresas. Para verificar esse estereótipo, eles conduziram um pós-experimento, e conversaram com as pessoas das empresas que avaliaram os candidatos.

Essa pessoa era do sexo feminino em 24 das 25 empresas do estudo (96%). Além disso, essas mulheres eram jovens (na faixa etária 23 a 34 anos, com uma idade média de 29 anos) e normalmente solteiras (67%), qualidades mais prováveis de serem associadas com uma resposta ciumenta ou invejosa quando confrontada com uma concorrente jovem e atraente no local de trabalho. Essa seria a principal razão para a penalização das mulheres atraentes nos processos de seleção de emprego. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

19 comentários

  • Adylio Silva de Mello:

    em programas de tv, em lojas de roupas q tem em todo o canto, lojas de celulares…ou lojas como ponto frio e casas bahia EU NAO VEEEEEEEEEEEEJO UMA FEIA PRATICAMENTE! cada pesquisa absurda…ah fala sério…dificuldade pra arrumar emprego em alguns lugares ae pode ate ser…mas na maioria tem é facilidade! imagine se vc precisa de alguem na sua loja, vc chama a mais bonita pra atrair a clientela! ÓBVIO q ajuda aff

  • Venília Alves:

    Recentemente eu vi isso acontecer numa entrevista. Pensamento da Diretora de Recursos Humanos “Ainda me tiras o lugar com a tua maneira de ser e de ver o mundo”.

  • Igor.R:

    Pesquisa muito vaga, o que se entende por “bonita”?

    Outra, mesmo considerando mulheres bonitas e feias, mulheres bonitas são muito mais propensas a não serem tão esforçadas.

  • Thais Stocco:

    fato

  • Toni Rocha:

    Para trabalho interno, onde os funcionários têm uma maior interação e proximidade entre si, isso faz sentido. Mas para trabalhos onde há interação com o público externo, como nos cargos de vendedores, ocorre o contrário – pois pessoas bonitas (homens e mulheres) vendendo causam melhor impressão à empresa.

    Isso é fato pois minha cunhada trabalha numa loja de roupas no setor de RH, e na hora de contratar vendedoras os currículos que não têm foto ou que têm foto sem algum atributo físico interessante já são sumariamente descartados, indepententemente do conteúdo.

  • Camila Melo:

    Sofro com essa questão! Ô raça desunida!

  • Arlete:

    Nossa adorei a pesquisa achava que estava ficando pirada…porque isso acontece muito comigo.

  • Carlos Augusto:

    Angela me passa seu curriculo…

    hehehehehehehehehe

  • angela:

    curioso isso!
    vai ver que é por isso que não consigo emprego
    sahsuahusahushaua
    nao sou maravilhosa, não tô me achando, mas que é dificil achar emprego é

  • criancinha:

    Minha irmã é bonita, já perdeu muita oportunidade de emprego, principalmente quando era entrevistada por mulheres…

    Eu que sou homem e feio pra C, me aceitam até pra ser consultor de beleza

  • Eduardo:

    faz sentido… será que a solução para diminuir a discriminação das beldades seriam contratar homens para o setor de RH?

  • Amauri Junqueira:

    Faz sentido a pesquisa e acredito realmente que em determinados casos a assertiva é verdadeira,pelos motivos expostos, porém, quando se trata de relacionamento externo, atendimento a clientes e funções de maior exposição pública tenho certeza que o resultado se inverte.

  • Ana Carrara:

    Que bom que essa verdade está vindo à tona. Eu sofro essa discriminação.

  • Liliam:

    Gente, isso é fato. Mulher detesta trabalhar com mulheres tão ou mais bonitas que elas próprias. Se o estudo fosse feito no Brasil, eu acredito que os resultados seriam parecidos quando os setores de RHs avaliados fossem de predominância feminina. O que não quer dizer que isso represente facilidade para as feias. As grandes favorecidas são as de aparência comum.
    Quando alguma beldade aparece num ambiente de trabalho, qual é a reação das mulheres, em termos gerais? É ficar procurando os defeitos da “oponente” para poder se sentir mais bela (síndrome da madastra da Branca de Neve!).

    • Adylio Silva de Mello:

      em programas de tv, em lojas de roupas q tem em todo o canto, lojas de celulares…ou lojas como ponto frio e casas bahia EU NAO VEEEEEEEEEEEEJO UMA FEIA PRATICAMENTE! cada pesquisa absurda…ah fala sério…dificuldade pra arrumar emprego em alguns lugares ae pode ate ser…mas na maioria tem é facilidade! imagine se vc precisa de alguem na sua loja, vc chama a mais bonita pra atrair a clientela! ÓBVIO q ajuda aff

  • Douglas Miranda:

    Isso não coincide com o que EU vejo na prática.

    Não conheço nenhuma garota ou mulher bonita que passou alguma dificuldade p/ arrumar emprego. Não o melhor emprego do mundo, mas mesmo assim é mais fácil que p/ as feias.

  • thiago:

    Tem q fazer a pesquisa aqui no brasil hehe

  • Katarina:

    Seria interessante ver o resultado deste mesmo estudo feito em outros países. Existem lugares
    do planeta onde, eu acho, estas estatisticas não seriam as mesmas.

  • vinicius:

    Curioso.. sempre achei q fosse o contrário.

Deixe seu comentário!