Mensagens prejudicam o ritmo de trabalho, diz pesquisa

Por , em 8.12.2009

Você provavelmente nunca parou para pensar que as propagandas que aparecem quando você abre uma página na Internet poderiam atrapalhar seu trabalho, mas esta é a conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade de Cardiff, na Inglaterra.

De acordo com o estudo, mesmo mensagens breves que apareçam na tela no computador contribuem para distrair a pessoa do seu trabalho, quebrando a linha de pensamento, e acabam por dificultar a volta ao trabalho. Para melhorar a concentração, os pesquisadores sugerem que os trabalhadores desliguem o e-mail e programas de mensagens instantâneas.

Psicólogos descobriram que, mesmo quando as interrupções duram poucos segundos, as pessoas perdem tempo e têm dificuldade em lembrar o que estavam fazendo e voltar ao trabalho. Eles sugerem que desligar alertas de mensagem, por exemplo, pode ajudar a colocar a cabeça no lugar.

» Orkut e YouTube aumentam produtividade no trabalho

“Nossas descobertas mostram que mesmo uma mensagem rápida na tela do computador pode impactar a eficiência, principalmente se considerarmos a frequência com que elas aparecem durante um dia de trabalho”, afirma Helen Hodgetts, co-autora do estudo.

A pesquisa foi realizada com um grupo de voluntários, que tinham que brincar com uma torre de Hanói, um quebra-cabeças que deve ser resolvido movendo discos de tamanhos diferentes entre três pinos. O estudo mostrou que mesmo uma interrupção de cinco segundos atrapalhava o ritmo de trabalho, e os participantes do estudo levavam mais tempo para terminar a tarefa do que quando não eram interrompidos.

“A interrupção quebra o nosso foco cognitivo na tarefa que estamos realizando, então temos que lembrar o que estávamos fazendo e o que estávamos planejando antes de voltar à tarefa com a velocidade original”, explica Hodgetts. A pesquisa mostrou, entretanto, que quando os voluntários recebiam um aviso auditivo que seriam interrompidos, tiveram resultados melhores. O estudo sugere que as descobertas podem ajudar a moldar como sistemas de mensagens de computadores irão funcionar no futuro.

» Empregados da Canon são proibidos de sentar e andar normalmente

Alertas visuais menores e menos invasivos podem causar menos interrupções, de acordo com os autores. Entretanto, se muita concentração é necessária para realizar uma tarefa, eles têm apenas uma solução: verificar e-mails e programas de mensagens antes de começar a trabalhar, e depois concentrar apenas no trabalho, sem interrupções. [BBC]

4 comentários

  • Kadrunco Véio:

    Isso eu já tinha percebido na vida prática.
    O foda é que mesmo assim, tem um monte de gente quebrando a concentração toda hora.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Concordo totalmente… tanto que quando estou trabalhando em algo que requer total atenção, desativo o MSN e o Google Talk… porque tem nego que não sabe ler… quando digo… MUITO OCUPADO MESMO!

  • nonono:

    @Rodrigo

    Você é cego?

  • Rodrigo:

    Posso usar as notícias de seu site no meu tipo colocando créditos de vocês no meu site?

Deixe seu comentário!