Mulheres que bebem cerveja podem desenvolver psoríase mais facilmente

Por , em 18.08.2010

As moças que gostam de “suco de cevada” podem querer pedir um refrigerante após lerem sobre essa pesquisa: beber cerveja aumenta as chances de uma mulher desenvolver psoríase em até 70%.

A psoríase é uma doença auto-imune que faz com que a pele fique vermelha, inflamada e com possíveis lesões que causam escamação. Estima-se que 2,5% dos caucasianos e 1,3% dos negros sofram com a doença. Os médicos ainda não sabem a causa exata da psoríase, mas acreditam que algum fator ative o sistema imunológico do corpo, fazendo com que as células da pele se reproduzam de forma muito acelerada.

Pesquisadores da faculdade de medicina de Harvard resolveram analisar melhor a associação que há entre bebidas alcoólicas e psoríase. Para isso, eles observaram dados de mais de 82 mil mulheres, que respondiam a questionários a cada dois anos desde 1991. As questões incluíam a quantidade e a freqüência de bebidas alcoólicas que as moças consumiam.

Até 2005, pouco mais de mil destas mulheres havia desenvolvido psoríase. A maioria destas afirmava beber cerveja até duas vezes por semana – mostrando que as que bebiam o líquido tinham 72% a mais de chances de desenvolver a doença.

Curiosamente, nenhuma ligação com outras bebidas alcoólicas populares, como o vinho, foi notada. Isso pode acontecer porque cevada e outros grãos contêm glúten e pessoas com psoríase têm sensibilidade a essa substância.

Especialistas aconselham que mulheres que tenham histórico de psoríase na família evitem beber cerveja. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Bernadete Barata de Morais:

    Caros amigos(as)
    Beber cerveja , realmente ‘e um mal devastador, conheco varias pessoas com este problema de psoriase.

    principalmente minha filha, que ja esta com psoriase

    pelo amor de Deus ! nao tomem cerveja..

Deixe seu comentário!