Mulheres se sentem culpadas por se sentirem culpadas

Por , em 15.03.2010

De acordo com um estudo, a mulher têm uma tendência de sentir culpa enquanto homens se mantém afastados emocionalmente. Elas podem se sentir culpadas por praticamente tudo, desde situações com seus filhos, com seu casamento ou no trabalho.

Mas homens, por sua vez, conseguem se manter calmos e pensar mais friamente na situação, apesar de se importarem com o que está acontecendo a sua volta.

» A mulher moderna: mais trabalho, mais culpa

Segundo psicólogos espanhóis, homens têm uma deficiência de culpa enquanto mulheres sofrem mais com as coisas ao seu redor, porque isso seria um “esquema” imposto pela sociedade.

O estudo mostra que a educação social precisa ser modificada. Enquanto mulheres precisam de mais apoio, homens precisam de mais broncas, para que cada um assuma seu próprio papel na sociedade e no próprio casamento.

Alguns psicólogos, no entanto, acreditam que há razões fisiológicas, e não apenas sociais, para que os homens se importem menos com o que está ao seu redor. Homens possuem emoções menos variadas do que as mulheres e as sentem em menor intensidade.

A pesquisa mostra que a diferença comportamental pode ser vista até mesmo nos primeiros dias de um bebê. Meninas são contagiadas pelo choro de outros bebês – ou seja, elas têm mais facilidade em começar a chorar porque outro bebê está chorando.

Apesar de muito do nosso comportamento ser determinado pela genética, a sociedade pode sim ter seu papel e fazer com que as mulheres se sintam mais a vontade enquanto os homens podem ser mais cuidadosos.

» Homens se sentem menos culpados

Um exemplo disso é quando o homem inicia uma família. Os níveis de testosterona, que o tornam mais agressivo e menos preocupado caem um pouco, enquanto a oxitocina – um hormônio que nos torna mais favoráveis às causas alheias – fica em um nível maior. Isso não faz com que o homem passe a se comportar como uma mulher, mas o deixa mais preocupado com os demais.

Os psicólogos também dão uma dica para que a oxitocina seja liberada: orgasmos liberam grandes quantidades do hormônio. [MSNBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • Mulheres se sentem culpadas por se sentirem culpadas « Análise Diligente:

    […] uma dica para que a oxitocina seja liberada: orgasmos liberam grandes quantidades do hormônio. [MSNBC] Share this:TwitterFacebookGostar disto:GostoBe the first to like this […]

  • sebastiao de lima:

    Nao tenho quase nada o que dizer senao: sofro… sofro… sofro tanto que, sabedoria alguma dessas relatadas consegue fazer algo por mim.Nem mesmo a medicina! Continuo me perguntando: o que será de mim… dir-se-iam, um desesperado! talvez… um suicida?! nao, ainda gosto muito de mim….

  • Josiane Camargo:

    mulher nenhuma deveria sintir culpa de algo, pois, ser mulher é ser dez vezes mais do que um homem.

  • Josiane Camargo:

    realmente a educação social deveria ser mudada e modificada.
    As mulheres precisam de muito mais apoio e os homens precisam de mais educação para respeitar a mulher, observar seus valores, para que cada um assuma seu próprio papel na sociedade e no próprio casamento, existem muitos homens que não reconhece o valor da mulher e de seu papel, a mulher trablhara fora tudo bem se fica em casa `está a toa` e quem lava? quem passa? quem cuida da casa e das crianças? porque é difícil para o homem valorizar a mulher?

  • Rosângela:

    Posso parecer radical mas tudo que envolve o “emocional” pesquisa alguma pode afirmar sobre.
    Eduardo concordo plenamente com seu ponto de vista.

  • Tatiana:

    Tem certos homens que nunca na vida sentirão culpa de nada e esses são os que mais aprontam…

  • Lilian:

    Sempre os hormônios! Na verdade, acredito que mesmo quando estamos sob influência hormonal, temos a capacidade de fazer as escolhas certas. Se não fosse assim, mataria aos montes no período de TPM.

  • Manuel Bravo:

    Por natureza a mulher é que escolhe o continuador da espécie,
    os homens pensam que eles é que fazem a escolha, mas na verdade a aceitação em gerar descendentes pertence a mulher. Se essa escolha der errado, é natural que a mulher se sinta culpada porque ela pensa que errou na escolha e tende a assumir isso como culpa sua simplesmente, mesmo que o homem não seja um bom exemplar.

  • Kleber:

    Os pesquisadores deveriam fazer um estudo mais aprofundado sobre hormônios sexuais, e suas variações psicológicas e fisiológicas nos seres humanos. Aspéctos fisiológicos e comportamentais que são definidos por ambos.

  • Soraia:

    Pois bem isso do orgasmo eu já sabia rrsssssssss….na real..o restante tb..mas tem suas excessões claro…homens que são bem sentimentais e não tem vergonha de se expressarem e serem taxados como “troxas”….e as mulheres tb estão perdendo essa capacidade de serem mais sensíveis..por acharem que estão sendo rebaixadas por isso…tem uma diferença em ser sentimental e ser trouxa….e essa é uma capacidade das mulheres que não se pode perder….na vdd isso é até uma arma..poderosa para aquelas que sabem usar….

  • Karla Bandeira:

    Nossaaaa… Agora ja sei como conseguir o que quero mais facilmente. Meu amor que aguarde. hehe

  • wilson:

    Não concordo pois homens sempre são os que mais sofrem com
    relacionamentos e são os que se preocupam mais com o bem estar da parceira !Talvez não demonstramos tanto (pois por culpa da própria mulher quando a mãe diz ao filho que homem não chora) mas temos muito sentimentos !
    Hoje as mulheres se preocupam mais em rivalizar com os homens do que manter uma união!

  • Edu:

    Ai mulherada. Tá provado que orgasmos nos deixam mais preocupados com o próximo por causa da liberação da oxitocina. Então vamos colaborar…

Deixe seu comentário!