Mundo pode ficar 4 °C mais quente até 2060

Por , em 29.11.2010

Pesquisadores do Reino Unido declararam que o mundo pode ficar até 4 °C mais quente até 2060. Isso devastaria a floresta amazônica e acabaria com os ciclos das monções. Agora a Royal Society publicou um estudo detalhando como o mundo ficaria com esse aumento de temperatura.

As secas, como se pode imaginar, seriam muito mais freqüentes. A questão da água é um grande problema. Como a população irá crescer já teremos disputas sobre as reservas de água naturalmente. Mas se, além disso, a temperatura aumentar, as secas tornarão a situação ainda mais crítica.

A África subsaariana irá ter uma menor produção agrícola. Graças às secas e às mudanças climáticas, a produção de grãos na região irá cair 47% – e levando em conta que os habitantes da região já passam fome com os níveis de produção atual, esse índice é muito alarmante.

O clima diferente, o aumento dos níveis de água do mar e a falta de água potável irão fazer com que muitas pessoas precisem migrar. No entanto, os mais pobres não teriam condições e precisariam se adaptar a condições extremas.

Então devemos nos conscientizar de nossas ações e, principalmente, cobrar ações mais ecológicas de políticos e empresários. Por mais pequena que uma atitude possa parecer agora, tendo em vista esse futuro assustador, ela, com certeza, irá fazer a diferença. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Lauro Henchen:

    Pode até aumentar a temperatura mas o fim do mundo não será em 2060. Pesquise no Google: oitavo rei apocalíptico.

  • André Luiz:

    Isso sempre acorreu. O Aquecimento Global é alarmismo.

  • miqueias charles:

    Deveriam criar incentivos para o reflorestamento,pois há muitas áreas devastadas que não estão servindo pra nada.

  • kati:

    O aquecimento global pode levar também a outros fenômenos, como alterações na produção agrícola, recuo glacial, menor vazão nos rios durante o verão, além do aumento da taxa de doenças.

    A conscientização é a melhor saída. Apesar de ser um movimento ainda muito recente, tem ocupado espaço nos debates públicos e espaço relevante na mídia em todo o mundo. A fim de combater a emissão de gases de efeito estufa, a maioria dos países assinou e ratificou o Protocolo de Quioto, com exceção dos Estados Unidos.

  • Douglas Miranda:

    Kati, por que não aproveitou e deu uma opinião construtiva ao assunto? Veio só pra importunar se a achando a gostosona… você não é melhor que nenhum de nós.

  • Felipe:

    Sabem como ver um mineiro com pressa?

    Joguem um queijo ladeira abaixo :p

  • Douglas Miranda:

    Vai ser muito bom pra tomar uma cervejinha com os amigos na praia que se formará aqui em Minas Gerais! rs

Deixe seu comentário!