Como usar a música para aumentar a capacidade mental

Por , em 26.03.2013

Quem gosta de música clássica tem mais um motivo para colocar Vivaldi nos fones de ouvido: quando a música é do tipo inspiradora, alegre, ela ajuda a concentração.

Pelo menos é o que concluiu um experimento feito com 14 adultos publicado este mês no periódico “Experimental Psychology”.

Aos 14 participantes foi dada uma tarefa que exigia alguma concentração: eles deveriam observar uma tela de computador e pressionar a barra de espaços quando surgisse um quadrado verde.

A tarefa foi repetida em várias condições: em silêncio, e ouvindo os quatro concertos de Vivaldi, “As Quatro Estações”. Ao mesmo tempo que o tempo de resposta era medido, a atividade cerebral era registrada usando eletro-encefalograma.

Os resultados apontaram que, ao ouvir a música do concerto “Primavera”, o tempo de resposta médio era o melhor: 393,8 milissegundos, contra 408,1 milissegundos quando a tarefa era feita em silêncio.

Outro dado interessante foi que o concerto “Outono”, mais sombrio e lento, causou um aumento no tempo de resposta, para 413,3 milissegundos.

O psicólogo Dr. Leight Riby apontou que a inspiração de “Primavera”, que evoca sentimentos positivos nos ouvintes, além de melhorar a performance geral, causava um aumento exagerado na área do cérebro responsável pelo processamento emocional.

Segundo ele, “o estudo evidencia que há um efeito indireto da música sobre a cognição que é criado pelo humor, estado de alerta, e emoção. O experimento mostra que a capacidade cognitiva melhora quando estímulos prazerosos e excitantes são acrescentados”. [MedicalXPress]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Saprugo:

    Se alguém quiser diminuir a capacidade mental basta ouvir funk carioca/paulista.

    • engvictorh_10:

      iii, pra atacar os cariocas e paulistas, esse no mínimo vem de um lugar em que a cultura é Calypso..

  • Leandra Gomes:

    Interessante…

  • jose Senen de Alencar:

    Concordo plenamente Cesar, música é tudo. Toda música é maravilhosa. Sabe-se que muitas canções populares foram inspiradas em clássicos famosos.
    A música dos grandes mestres, nem sempre foram bem aceitas na época que foram compostas, talvez só alguns estivessem preparados para ouvi-las,como hoje ainda.
    Os mantras nos ajudam em muitas coisas, só saber usá-los.

  • Mateus Felipe Martins Da Costa Cota:

    musicas muito boas pra isso são as que Murray Gold fez pro doctor who tipo a “I am the Doctor.” ou “The majestic tale(Of a madman in a box).

Deixe seu comentário!