Na mesma moeda: mulheres tendem a excluir quando ameaçadas de exclusão

Por , em 2.03.2011

Um novo estudo indica que homens e mulheres usam estratégias diferentes quando confrontados com uma ameaça social: quando ameaçados de serem excluídos de um grupo, as mulheres tendem a responder excluindo alguém. Já para os homens, essa ameaça não faz diferença (sempre insensíveis, não é?).

Os resultados vieram através de um jogo competitivo. Os pesquisadores pediram aos participantes que jogassem enfrentando dois outros jogadores representados por desenhos na tela do computador, que, sem o conhecimento dos participantes, na verdade não existiam.

Cada participante jogou 28 rodadas do jogo, cujo objetivo era ganhar pontos para aumentar a quantidade de dinheiro ganho no final.

No início de cada rodada, os participantes ficavam sabendo de sua situação, bem como as posições dos outros dois jogadores. Eles então podiam optar por concorrer sozinho, formar uma aliança com um deles, ou cooperar com os outros dois jogadores e assim dividir os seus pontos.

Pesquisas anteriores mostram que, quando as pessoas têm uma elevada probabilidade de ganhar, elas tendem a competir sozinhas, mas conforme essa probabilidade diminui, elas são mais propensas a formar uma aliança ou cooperar.

Nessa versão do jogo, ambos os homens e mulheres responderam aproximadamente da mesma forma, escolhendo competir sozinho, formar uma aliança ou cooperar na mesma medida (com mais ou menos os mesmos pontos).

No entanto, uma diferença surgiu quando os participantes foram avisados de que, se competissem sozinhos, seus dois adversários iriam formar uma aliança e excluí-lo se vencessem. Eles também foram informados de que, se formassem uma aliança com um dos jogadores, o terceiro jogador seria excluído.

Esta afirmação não alterou o resultado do jogo de qualquer maneira, e os participantes do sexo masculino responderam da mesma forma que anteriormente.

As mulheres, no entanto, mudaram seu comportamento. Elas formaram significativamente mais alianças do que os homens.
Elas também formaram mais alianças deste tipo do que quando, sem a ameaça de exclusão, elas teriam competido sozinhas ou cooperado.

As mulheres são más? Não. A chave para esta diferença na forma como respondemos às ameaças sociais reside no tipo de relações que cada um tem.

Todo mundo sabe que as mulheres gostam de ter melhores amigas, enquanto os homens preferem conviver em grupos maiores. Ou seja, as mulheres têm probabilidade de “fechar” parcerias um-a-um. E, para isso, elas têm que se livrar de outras pessoas, e têm que estar preocupadas que alguém vai roubar seu/sua melhor amigo(a).

Já quando um homem tem um conflito com alguém em seu grupo, as implicações não são tão devastadoras. Há muitos outros por aí, então ele não sente a mesma pressão para se certificar de que ninguém roube seu amigo.

Vantagens e desvantagens? Segundo os pesquisadores, há uma vantagem para a exclusão social: ajuda a mulher a estabelecer o tipo de relação intensa que ela mais gosta. Como resultado, porém, algumas mulheres vivem com o medo da exclusão social, não familiar aos homens. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Luis Todo Bom:

    Elas brigam por causa de namorados e sao muito “amigas” elas elas mentem umas as outras e continuam a ser “muito amigas” eu vejo isto e muito mais e depois os homens é que sao insensiveis??? desculpai-me o termo, mas fdc que merda de estudo é que andaram a fazer? Não há uma pessoa igual a outra… e isso de serem insensiveis podia dizer o mesmo das mulheres. Isso depende da personalidade das pessoas. Eu nao tenho a minima culpa que o vizinho do lado seja estupido…

  • luciana:

    Caraca, nosso curriculo está uma porcaria!

  • DELTON MART:

    SEMPRE AS MULHERES! NÃO SEI SE SÃO VITIMAS OU RÉUS. NO FUNDO SO LAMENTO, POR QUE ACABAM ATRAPALHANDO E SE ATRAPALHANDO. SÃO REALMENTE OUTRO UNIVERSO E MODO DE ENCARAR O MUNDO. O MAIOR FRACO DO HOMEM, E TER NASCIDO DE UMA MULHER! SE O HOMEM TIVESSE NASCIDO DE OUTRO HOMEM, ELE SERIA IMBATÍVEL! (IN)FELIZMENTE O HOMEM NÃO PODE VIVER SEM ELAS, SÃO SUPER PODEROSAS, SAÕ AS MÃEZONAS DESTE PLANETA, CHAMADO TERRA.ENTÃO QUE VENHAS.

  • Lipe:

    O pior inimigo de uma mulher é outra mulher.

  • Sheik Ghalib:

    Observe as mulheres e observe um grupo de crianças. É a mesma coisa, com exceção que as mulheres são mais fingidas. Mas no geral as mulheres e as crianças são bem egoístas quando em um grupo social. Excluem que não gostam, fazem birra, mentem, fazem-se de vítimas e nunca assumem a responsabilidade por um erro.

  • big bang:

    Sei q meu comentário não vai durar nada, mas só pra deixar registrado, em toda minha vida nunca vi uma amizade de mulher q durasse, elas sempre se desentendem, brigam e o pior, fazem os amigos homens se distanciarem pq sua namorada não “topa” a namorada do seu amigo. Mas é claro q existem exceções.

Deixe seu comentário!