Sua personalidade pode determinar seu cheiro

Por , em 7.12.2011

Um estudo da Universidade de Wroclaw, na Polônia, decidiu investigar se existe algum jeito de conhecer a personalidade de uma pessoa sem necessariamente conversar com ela. E realmente existe um indicador alternativo: alguns traços da personalidade podem alterar seu odor corporal.

Os pesquisadores recrutaram 30 homens e 30 mulheres para o experimento. Durante um período de três dias, cada participante deveria usar apenas uma camisa branca de algodão, fornecida pelos condutores do teste. Não podiam passar perfume ou qualquer produto que disfarçasse o cheiro, não podiam fumar, nem comer alimentos com odor muito forte.

Depois do período de manutenção do próprio cheiro, as camisetas dos 60 voluntários foram recolhidas. Cada uma foi colocada em um saco plástico inodoro e não transparente, para que não pudesse haver identificação. Nesse ponto da pesquisa, 100 homens e 100 mulheres foram divididos em turmas para avaliar o cheiro das camisetas.

Os avaliadores deveriam classificar cheiros semelhantes e separá-los dos outros, de forma a compor “grupos de odores” parecidos. Em paralelo a isso, um acompanhamento psicológico foi conduzido com os 60 voluntários que vestiram a camiseta durante os três dias. Eles também foram agrupados de acordo com traços de personalidade: extroversão (alto grau de sociabilidade), dominância (vontade de liderar) e nervosismo (constantes demonstrações de ansiedade).

Na última etapa da pesquisa, os resultados foram relacionados: de um lado, os grupos de cheiros de camiseta, e de outro, as características de personalidade. Os resultados, conforme explicam os pesquisadores, não foram exatamente perfeitos, mas houve uma boa margem de semelhança entre determinado cheiro e um traço psicológico correspondente.

Alguns fatores para essa divisão, segundo os cientistas, são mais visíveis do que outros. Por exemplo, pessoas com alto grau de nervosismo tendem a suar mais, o que se reflete no cheiro. Por outro lado, algumas características de dominação implicam em maior produção de certos hormônios, o que é um fator indireto, mas ainda assim pesa na balança. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • Khajiit:

    Por que diabos fizeram a questão de publicar um fracasso científico destes? Não falo do Hype por ter traduzido, mas do pessoal que realizou os testes. Gente, foi um fracasso e ainda tentaram dar uma enrolada. Afff.

  • Mirantesul:

    Os cheiros humanos podem revelar muito mais do que se conhece, sem dúvida nenhuma. Entretanto, os pesquisadores aí da matéria, não chegaram nem perto da ponta do iceberg. Os cães, por exemplo, tem o dom natural de reconhecer inúmeras situações (e fazer previsões de futuro) através da capacidade olfativa, tais como detectar doenças em humanos, prever cataclismas, sentir a fraqueza do adversário, e por aí vai. No dia em que tivermos o conhecimento, mesmo que parcial (e formas de aplicá-lo), experimentaremos uma fabulosa melhoria de qualidade de vida. Por enquanto, só nos resta ter respeito pelos cães, que dominam essa ciência como ninguém.

  • Belle Black Castellamare:

    rsrsrs ninguem sente o propio cheiro ‘-‘ *–* mas muitos cheiros sao compativeis e outros agent nem que chegar perto
    a atração pelo parceiro ideal tbm sentimos inconscientimente pelo cheiro 😀 é um complemento xD pra vc ter algum sentimento por uma pessoa >_<'' e isso vcs chamam de "quimica" entre duas pessoas ^^

    • La belle fleu du jour:

      Como assim? Eu sinto meu próprio cheiro e é muito bom. Rs.

  • Elizabeth:

    Os cachorros já sabem disso há muito mais tempo.

  • gloria:

    Q besteira!O cheiro das pessoas independe de suas personalidades, mas sim de outros fatores como saude, raça, estado emocional, alimentação,, ambiente e época do ano. A maior imfluencia para nosso cheiro é a heditariedade, se nossos pais tem cheiro de gambá ou de jacarambeva, na certa seremos tão fedido quanto.O q tira o fudum é tomar banho c\ shampoo no lugar do sabonete, nem precisa usar desodorante.

    • PPDKKSM:

      KKKKK nao sabia q existiam raças de humanos !

  • Paulo Galliza:

    80% do cheiro é proveniente das glândulas sudoríparas que funcionam como pequenos rins eliminando determinadas substâncias do sangue. Pessoas que fumam eliminam nicotina juntamente com o suor. Os medicamentos depois de bio-transformados são eliminados por essa via. A marcha desse experimento poderia lograr grandes êxitos se orientada de maneira diferente. Pessoas normais em situações especiais eliminarão determinados grupos químicos de acordo com sua bioquímica.

  • Ezio José:

    A pesquisa deveria fazer referências aos negros ou incluí-los nela. A pigmentação tem muito ver com as glândulas sebáceas.

  • Gui Melo:

    Então o Leão Lobo cheira Tuti-Fruti?

  • rato bravo:

    eu não tenho cheiro

  • ze da feira:

    entao eu sou fedido

Deixe seu comentário!