Namorar faz com que você perca dois amigos próximos

Por , em 16.09.2010

Todo mundo sabe que relacionamentos amorosos acabam tomando nosso tempo para os amigos, e fazendo com que nos distanciemos de alguns. Agora, a ciência colocou essa observação em números: se apaixonar vem junto com o custo de perder dois amigos próximos.

Pesquisadores da Universidade de Oxford estudaram grupos de redes sociais e como gerenciar o seu tamanho e composição. Na pesquisa, a equipe questionou 540 participantes, de 18 anos ou mais, sobre seus relacionamentos e como eles mudaram quando um novo envolvimento romântico foi iniciado.

Eles perguntaram às pessoas quantos amigos elas tinham antes e depois de um relacionamento, para saber o que mudou. Eles descobriram que os grupos de amizade de cinco pessoas caíram para dois.

Como os círculos de amizade são geralmente formados de cinco pessoas, e uma delas agora é o seu novo amor, isso significa que você acaba perdendo dois amigos próximos.

Os pesquisadores disseram que o número máximo de amigos que, realisticamente, as pessoas têm é cerca de 150. Este número pode ser dividido em grupos cada vez menores, por exemplo, aquele grupo de numeração interna entre quatro e seis, mais íntimo.

Estas são pessoas que vemos pelo menos uma vez por semana, pessoas importantes e presentes em momentos de crise. A camada seguinte seria das pessoas que vemos uma vez por mês – o “grupo da simpatia”. Elas são todas as pessoas que, se morressem amanhã, iríamos sentir falta.

Os resultados da pesquisa confirmaram a opinião generalizada de que o amor pode levar a uma rede de amizades menor, tipicamente com um membro da família e um amigo sendo “empurrados para fora” dessa rede para acomodar o novo amor.

Os pesquisadores suspeitam que o que acontece é que sua atenção está tão completamente centrada no seu parceiro romântico que você simplesmente não consegue ver as outras pessoas que têm muito a ver com você, e, portanto, alguns desses relacionamentos começam a deteriorar-se, e caem para a camada de amizade abaixo. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • John Carl:

    veja os 10 primeiros minutos de saw 3d (jogos mortais 7)
    esclarece um pouco essa contraversia…

  • Jardel:

    Quando se começa a namorar sua atenção vira-se toda para sua alma gêmea. Logo, coisas que você fazia antes com seus amigos (sair para festas, cinema, beber atoa, esporte etc), não fará mais. Dá-se lugar a uma rotina nova. Mas isso não dizer que seus velhos amigos deixem de ser seus amigos, só o contato não será mais o mesmo.

    Não se perde amigos, se distancia deles. Se perde um pouco de farra mas o sexo… garantido!

  • Xupão:

    É verdade, tente sair ou viajar com o seu amigo e pergunte se a namorada dele aceita.

  • luciana:

    kkkkkk, e quando separam, os dedinhos até cansam de teclar para os antigos amigos.

  • George:

    Não adianta dizer que não muda, por que muda, tenho uma amigo sempre saiamos juntos e tal, depois que ele começou a namorar raramente saimos nos finais de semana, ele viaja sempre com a namorada, fora que já tem até outro ciclo de amizades com os amigos dela onde eu não estou incluido, só nós falamos agora durante a semana, ou quando a namorada dele vem pra cá, daí ela já traz as vezes os amigos o que me deixa fora de algumas programações, por ele tem que acompanha-la. Portando SEJAMOS REALISTAS…MUDA SIM.

  • Realista:

    MEus amigos estarão comigo pra vida inteira e viveremos eternamente felizes em uma nuvem cor de rosa com os ursinhos carinhosos…

    Dsculpa pessoal mas nosso tempo é o mesmo sempre, se entrar em nossas vidas alguem que merece mais nossa atenção como um namorado/da sim nos iremos deixar de dar aquela mesma atenção para todos os amigos como antes por que teremos menos tempo para eles, e iremos perder algumas amizades, ou diminuir o contato no minimo

  • SILVIA CAROLYNE:

    Concordo com o Felipe tmbm…
    Pode acontecer de se distanciarem porque o tempo que era só dedicado ao amigo torna-se divido entre amigo e namorado. Mas a amizade verdadeira não se perde.

    Tenho um amigo que pensa que perdeu minha amizade pois comecei a namorar um amigo seu… Nos distanciamos um pouco depois de alguns meses… Mas a amizade permanece!

  • miqueias charles:

    É isso aí Felipe,a verdadeira amizade se sobrepõe a qualquer barreira…

  • Caros idealistas:

    Sei que o pessoal q está comentando está bem intencionado, mas não se esquivem da realidade. Diminui sim o circulo de amigos. E quando se casa então, melhor nem comentar.

    Desçam de suas nuvens de fantasia e comecem a encarar a realidade.

  • ana paula camoesas:

    pesquisadores errados.Se uma amiga ou amigo meu começa a namorar,eu ganho mais um amigo/a.quanta estupidez ao perder tempo com coisas de chacha.

  • P. Praxedes:

    Perder o amigo acho que isso nao vai acontecer, mas tenho uma amiga que se afstou um pouco mais de mim quando começou a namorar, normal né, fazer oque !?

  • Eddy:

    Outro “estudo” que soa mais a COMO INFLUENCIAR A OPINIÃO PÚBLICA do que qualquer outra coisa.

  • Felipe:

    Amigo q é amigo não se perde!

Deixe seu comentário!