Não é seguro para comer: conheça três alimentos perigosos

Por , em 13.10.2011

Nós sabemos que qualquer alimento pode ser contaminado, e, aliás, os benefícios e malefícios das comidas são um assunto muito debatido.

Mas, antes de se comprometer a uma vida de dieta de astronauta com pílulas e vitaminas, saiba que é mais provável que você fique bem ao comer qualquer coisa. “Nós temos um sistema alimentar muito seguro”, explica Shelley Feist, diretora executiva da Parceria para a Educação e Segurança dos Alimentos.

Existem apenas três alimentos realmente arriscados, os quais você deveria evitar completamente. Conheça-os:

Leite cru

Fãs de leite cru (que significa que ele não foi pasteurizado ou homogeneizado) dizem que ele tem mais bactérias benéficas e enzimas do que suas contrapartes processadas, mas a ciência não provou qualquer uma dessas alegações.

E o leite cru pode ser contaminado de várias maneiras: ao entrar em contato com fezes de vaca ou bactérias que vivem sobre a pele de vacas, a partir de uma infecção do úbere da vaca, ou de equipamentos sujos, entre outros.

O processo de aquecimento especial que conhecemos como pasteurização é a única forma eficaz de matar a maioria, senão todas, as bactérias prejudiciais, que podem incluir salmonela, listeria, e E. coli.

Nos EUA, 86 surtos de alimentos relataram intoxicação com leite cru entre 1998 e 2008, resultando em 1.676 doenças, 191 hospitalizações e duas mortes.

O leite cru é responsável por quase três vezes mais hospitalizações do que qualquer surto de doença de origem alimentar. Não é de admirar que a venda de leite cru seja ilegal em cerca de metade dos estados dos EUA.

Brotos crus

Quando vegetais foram identificados como culpados pelo surto de intoxicação alimentar que matou pelo menos 50 pessoas na Europa no verão passado, você provavelmente se perguntou: o que há de errado com os vegetaizinhos?

Já os especialistas de segurança alimentar não se surpreenderam. Nos EUA, houve pelo menos 30 surtos de doenças transmitidas por alimentos a partir de brotos crus ou levemente cozidos desde 1996. Todos os tipos de broto podem ser perigosos quando não completamente cozidos.

Isto é em grande parte por causa de como eles crescem, que oferece as condições perfeitas para as bactérias (como a salmonella ou E. coli ) se multiplicarem.

Evite comer fora de casa, já que você não pode saber o quão bem eles foram cozidos. E os ferva antes de comê-los: pesquisas mostram que você pode matar a salmonela por imersão de couve contaminada em água fervente por cinco segundos.

Ostras cruas do Golfo do México

Todo mundo sabe que comer mariscos crus pode ser arriscado (e totalmente desaconselhável), mas os do Golfo do México são ainda piores.

As águas no Golfo são mais quentes que as do noroeste do Pacífico e outros pontos populares do fruto do mar, tornando possível que uma bactéria chamada Vibrio vulnificus prospere.

“A ostra é um filtro, o que significa que concentra todos os contaminantes na água”, explica William E. Keene, epidemiologista americano. “Uma série de toxinas podem entrar em uma ostra, mas nenhuma é remotamente tão ruim quanto Vibrio vulnificus”.

Pessoas saudáveis que ingerem V. vulnificus podem ter vômitos, diarreia e dor abdominal, mas para qualquer pessoa com um sistema imunológico comprometido, ele pode infiltrar-se na corrente sanguínea, causando uma doença grave e potencialmente fatal chamada septicemia (com chance de morte em um terço dos casos). E ter uma condição médica pré-existente o coloca em risco particular de ficar terrivelmente doente.

A boa notícia é que várias empresas grandes de frutos do mar, como o Legal Sea Foods e a Costco, exigem que as ostras do Golfo sejam pasteurizadas antes de serem servidas, assim como o estado da Califórnia – e nesses lugares o risco é bem menor.

Pasteurizada ou não, a tática mais simples é evitar ostras cruas do Golfo completamente.[CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

25 comentários

  • jodeja:

    Se alguém quiser comer brotos crus sem medo de agrotóxicos, faça-os germinar em sua própria casa usando água filtrada.
    Muitos sites vegetarianos ensinam como fazer.

  • jodeja:

    Na verdade, o leite não é necessário para o humano adulto. Nenhum animal deixa que o filhote continue mamando depois que nasce os dentes,logo… É, mas nós animais humanos, nos acostumamos a beber o leitinho, e agora, não dá, tem de continuar assim. Ora, se o negócio é beber leite, porque não o leite de soja, de aveia, de castanha, de todos os cereais e de muitas frutas pode-se tirar leite. E todos eles,com muito menos gordura que o leite de vaca.

  • Caio:

    palmito faz parte do broto cru? pq eu nunca li na embalagem se era cozido ou nao

  • jane:

    Estamos numa era em que a vaca, os grãos,as ostras, a terra inteira tá contaminada.

    Se vc for detalhar como os alimentos hoje estão, fazendo um mapeamento, certamente nem água beberíamos, então o certo é ter máximo de higiene, cuidado em como preparar prá comer.
    Sabemos q o leite tem sim q ser pasteurizado.Alimentos crus, água sanitaria neles.

  • magoado:

    Comi….e mexia muito!!!!

    • Gente Dagora:

      Tem certeza que não comeu outra coisa, não?

  • isabel cristina:

    gente não acredito que os grãos faz mal

    • Ezio José:

      Os grãos não fazem mal. Quem faz mal é a contaminação contida neles.

  • nml:

    “brotos crus culpados pela e-coli na europa”. para quem não sabe, a cepa de e-coli encontrada na europa e que causou tanto estrago e pânico é ALTAMENTE resistente a 8 ou 9 classes de diferentes antibióticos. um ‘feito’ não encontrado na natureza, mas se pesquisar descobrirá porque existem tantos laboratórios pelo mundo e porque se fala tanto em guerras químicas e biológicas. uma dica: fabricam a doença e vendem a ‘vacina’ ou ‘remédio’. gripe do porco, da ave, aids, produtos cancerigenos legalizados e incentivados, agrotóxicos para todos os gostos. desligue a tv.

  • eset:

    Alimentos crus é sempre perigoso mas, não dispenso uma charque crua!

  • Harley Eugenio:

    O sushi é otimo mesmo sem levar fogo no seu preparo.

  • leandro:

    Não deve ser mais perigoso do que tomar um refrigerante feito artificialmente de produtos químicos.

    • Marina:

      Até hoje ninguém morreu de refrigerante. Já de comida crua contaminada…
      Não adianta ser radical na alimentação. O que é mesmo indispensável é manter condições higiênicas.

    • Myka Peruzzo:

      Refrigerante é um veneno que as pessoas costumam consumir pq não tem noção dos maleficios que eles causam no corpo a longo prazo. O refrigerante é cheio de açucar, as versões light e diet são cheias de sódio, o corpo acaba eliminando calcio, zinco e magnésio junto com as toxinas que o refrigerante contem, etc…. é mta coisa… eu não diria que beber um refrigerante mata, mas com certeza o habito a longo prazo pode levar a doenças sérias.

    • Ezio José:

      Só não devemos comer:
      dos ares o urubú
      do chão o cururú.

  • gloria:

    Diz um ditado que”Ñ coma nada q se mexe”(q ainda ñ morreu)se quer ter saúde e permanecer vivi tudo tem q ser fervido, cozido, frito ou assado.

    • Ribeirinho:

      Vou ferver meu yogourt. Coloquei uma gotinha na lâmina e ví, pelo microscópio, uma porção “de bichus istranho” se mexendo.

  • ALX:

    Eu ja acho o leite cru, bem mais gostoso, saudavel, natural e menos perigoso do q akeles que passam por processo quimico.

    • Vincius gabriel:

      processo quimico da pasteurizacao eh nada mais que esquentar em altissimas temperaturas e depois resfriar, para nao conter bacterias que podem ser realmente perigosas

    • Caos:

      Alx, nada melhor do que pegar a canequinha com 2 dedos de café, ir direto no curral e dar umas 3 esguichada de leite direto da teta da vaca. Vem quentinho e com gosto de leite.
      Povo da cidade nao sabe o que é isso, meus primos de sp qndo vao pro interior, tomam leite de caxinha aguado pq leite de vaca da piriri neles… muito “forte”.

  • 3dx:

    ou seja alimentos crus não fazem bem :):)

    aqueça sua comida

  • Tendrilion:

    “dizem que ele tem mais bactérias benéficas e enzimas do que suas contrapartes processadas”

    Tem mais “sustança” como diz minha avó de 79 anos, que toma até hoje o leite cru das vaquinhas lá da fazenda dela e nunca sofreu nenhum tipo de doença por causa disso, juntamente com meu avô de 85…mas…ela sempre me diz que ferve antes. 😀

    PS: mas que tem um gostinho bom, ha ele tem…

    • Ezio José:

      “ela diz que ferve antes”
      Leite cru é o leite inatura que não passou por nenhum processo seja qual for. Leite cru é aquele que sai da teta da vaca ou cabra ou ovelha ou égua e é consumido sem receber nenhum tipo de tratamento.
      Quando ordenha-se para o consumo próprio, lógico, que os cuidados quanto a higiene são mais precisos. Diferentemente, podemos observar numa fazenda que tem muitas vacas e a ordenha é manual feita por peões que acordam às três horas da manhã e depois de praaticar uma “bronha”, sem lavar direito a cara e as mãos, com chuva ou com frio vai para para o mangueiro. A corda para amarrar os pés da vaca, n’alguns casos, fica jogada pelo chão entre as vezes e urina e o ordenhador não tem água e/ou nem paciência de ficar lavando as mãos à cada manuseio.
      Para consumir o leite inatura, conhecido no popular como leite caipira, deve-se coá-lo e ferver antes do consumo.
      Há casos de pessoas que encontraram berne em leite caipira. Já ouví fofoca até de encontrarem lambarí vivo na hora que foi coar o leite. Provavelmente, o revendedor passou em algum pequeno riacho para adicionar água no leite.

    • Alessandro:

      Cara se for assim metade da mulecada do interior de sp, onde eu vivo ja era pra ter morrido, pow a 15 anos atras passavam as “carrocinhas” com os leiteiros vendendo leite, sempre tomei leite caipira e nunca me deu nada e em todos da minha familia, sempre fervemos antes de tomar, a minha filha de 5 anos toma, querer comparar o brasil com os EUA que só consomem porcarias é uma idiotice, triste mesmo de ver sao as criancas de hoje em dia, na minha infancia doce era fruta no pé, brincar era sair na rua, hoje em dia se entopem de MCdonalds e vivem com o rabo na frente do computador e tv, eeeeeee juventude saudavel essa de hoje em dia!!!!!!

    • Camila:

      leite fervido NAO eh leite CRU =D

Deixe seu comentário!