Narcisistas escondem, na verdade, baixa autoestima

Por , em 23.10.2011

Psicólogos ainda se dedicam intensamente a estudar o comportamento de excessivo amor-próprio, que recebeu o popular nome de narcisismo. Conhecido como uma condição na qual a pessoa está sempre se sentindo bem consigo mesma, o narcisismo pode na verdade esconder justamente o contrário.

É o que afirmam pesquisadores da Universidade do Oeste da Carolina (Carolina do Norte, EUA). Eles explicam, de início, que nem sempre o narcisismo tem a mesma “gravidade” em todas as pessoas: enquanto não passa de uma característica da personalidade em algumas pessoas, essa condição pode ser considerada um dano à saúde psicológica em outras.

O experimento dos pesquisadores, para chegar a respostas sobre narcisismo, foi o seguinte: eles reuniram 71 estudantes, todas mulheres, da Universidade do Sul do Mississippi (EUA). A cada uma, entregaram um questionário com perguntas relacionadas a autoestima e narcisismo.

Na segunda etapa, as voluntárias passaram por um teste oral. O “interrogatório” foi feito enquanto elas estavam ligadas a um detector de mentiras, mas para algumas delas foi dito que o detector era apenas um teste, e que ele seria desligado antes do diálogo começar. As participantes respondiam com “sim” ou “não” frases de cunho pessoal, sobre o quanto elas se sentiam bem consigo próprias em determinadas situações.

O resultado surpreendeu os pesquisadores. Entre as voluntárias que retrataram baixo narcisismo, no questionário escrito, o fato de o detector de mentiras estar ligado ou não foi algo insignificante, que não fez diferença. Ou seja, elas foram sinceras o tempo todo.

As voluntárias que se declararam narcisistas no teste escrito, no entanto, deram mais respostas “positivas” (em que mostraram amor-próprio) quando achavam que o detector de mentiras estava desligado. Isso indica que talvez estivessem simulando se sentir bem, quando na verdade encobrem falta de autoestima, em maior ou menor escala. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • Natty Yu:

    Well…acho q há sim um problema com auto-estima,mas justamente pq o narcisista é perfeccionista,crítico(e também auto-crítico);como nada é perfeito,é óbviu q surgirá um conflito,insatisfação,e daí o problema de auto-estima.

  • Clara Telis:

    Wow ! Talvez aquela patricinha da faculdade seja uma infeliz ! kkk

    • Flor de Lis:

      É pode ser que sim… por fora bela viola, por dentro pão bolorento.

    • Jonatas:

      Estudei até pouco tempo atráz, conheci as chamadas patricinhas e acho que tens razão. Se preocupam demais com aparência porque na verdade são inseguras, ser vaidosa em excesso e ter até uma certa impáfia é uma defeza inconciente pra esconder sua “fraqueza”, insegurança.
      Eu gosto de mulher descontraída, espontânea e feliz, e ter um pouco de vaidade que é saudável para ambos os sexos, mas não em excesso.

    • Flor de Lis:

      É,,, muitos homens gostam mais de mulheres descontraídas e espontâneas… é pena que a grande maioria delas esteja sempre mais preocupada com a aparência do que com projetos de vida ou simplesmente ter um divertimento saudável sem ‘neuras’.

  • Alter ego: Gramático:

    Narcisismo é baixa estima?
    Uma é a verdadeira antítese da outra.

  • dely.from.africa:

    eu por exemplo mostro uma face narcisista na brincadeira mas quem me conhece melhor sabe as dificuldades que ja passei e que ”nao me acho”. Perdi muitas oportunidades na vida e prefiro agora nao ficar procurando defeitos em mim ! twitter @leon_girl95

  • JUMENTO:

    Presumo que tem pesquisadores que nçao “tem o que fazer” e ficam inventando moda… e este, é um momento que eu penso nisso. Tem um zilhão de artigos dizendo para as pessoas se voltarem mais pra sí, para se cuidar mais, etc. (aqui no Hype, veja ao lado o tanto que tem de Artigos Relacionados, e talvez não tenha todos. Agora, aparece alguem (ou alguens) que vem dizer que isso é algo que “mascara ou esconde” a Baixa Auto-Estima. E um detalhe a ser levado em consideração neste artigo: Porque somente mulheres? porque não incluiram Homens que são classificados como Metro-Sexual? Eles também não poderiam estar escondendo uma Baixa Auto-Estima? Tudo bem que me considero um pouco machista, mas não concordo em jogarem “B… no Ventilador” somente para as Mulheres.

  • kolo13sso:

    ya, a tal mania de so nos preocuparmos em nos mesmos, ate justificando o beneficio comum, cria este sintoma de narcisismo. e precisso ser aultruista/ pensar no bem mutuo….

  • Flor de Lis:

    Mais uma vez o excesso…o pai de todos os males!

    • feio:

      -Flor de Lis resumiu:Mais uma vez o excesso…o pai de todos os males.(puro e simples)…

    • Flor de Lis:

      pois é…

  • x Antonio Vandré:

    Sou narcisista. Não que seja confortável, porque gasto muitas energias cuidadndo de mim. Isto porque me amo e nunca estou satisfeito com o que tenho.

    Quero sempre mais. Ficar mais belo e mais inteligente. ^^

Deixe seu comentário!