NASA: sonda corajosa faz terceira passagem rasante pelo sol

Por , em 3.09.2019
epa06942513 An undated handout photo made available by NASA on 11 August 2018 shows an artists' impression of the Parker Solar Probe (PSP) approaching the Sun. The PSP launch has been cancelled for 11 August 2018, due to a violation of launch limit. Another launch attempt is scheduled for 12 August 2018 at 3:31 a.m. EDT, from Space Launch Complex-37 at Cape Canaveral Air Force Station in Florida, USA. The forecast shows a 60 percent chance of favorable weather conditions for the launch, NASA announced. The PSP is humanity's closest-ever mission into a part of the Sun's atmosphere called the corona. EPA/NASA/JOHNS HOPKINS APL HANDOUT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

A ousada sonda Parker Solar Probe, da NASA, começou seu terceiro voo rasante pelo sol no último domingo (1).

Os cientistas puderam ativar os instrumentos da sonda mais cedo do que previsto, graças a uma quantidade inesperada de dados liberada pela espaçonave – os operadores da missão receberam muita informação da sonda nos primeiros dois voos rasantes, e fizeram até observações adicionais durante a segunda aproximação.

Agora, para a terceira rodada, os instrumentos da Parker Solar Probe trabalharão sem parar por 35 dias, três vezes mais do que os primeiros dois voos. Isso significa que a sonda fará medições duas vezes mais distante da superfície visível do sol.

Esses dados podem ajudar os cientistas a resolver alguns mistérios de como nossa estrela afeta o sistema solar.

Missão longa

A sonda foi projetada para ajudar os astrônomos a entender melhor o sol, principalmente uma camada de sua atmosfera chamada corona, com milhões de graus Celsius, muito acima da superfície da estrela.

De acordo com o planejamento, a Parker Solar Probe fará 24 voos rasantes na corona até o final de sua missão, em 2025. Cada voo vai deixar a sonda mais apta a resolver os mistérios solares.

O quarto rasante, programado para 29 de janeiro de 2020, deve incluir uma manobra em torno de Vênus usando a gravidade do planeta para empurrar a sonda para mais perto do sol. [Space]