Nave espacial descobre 122 pares de estrelas gêmeas

Por , em 19.06.2011

Dois satélites da NASA construídos para estudar o sol acabaram fazendo uma descoberta interessante sem relação alguma com o astro-rei: eles encontraram 122 conjuntos de estrelas gêmeas até então desconhecidas dos cientistas.

Uma equipe do Reino Unido utilizou o observatório solar “Terrestrial Relations”, ou “Stereo”, da NASA para detectar as estrelas emparelhadas. O Stereo foi o responsável por notar o escurecimento que ocorre quando uma das estrelas passa na frente de outra.

Desde o seu lançamento em 2006, as duas naves espaciais Stereo, que são quase idênticas, já registraram quase 900 mil imagens de estrelas. Ambos os satélites possuem equipamentos específicos para captar as erupções liberadas pelo sol. Porém, além disso, eles também coletam informações sobre as estrelas que rotineiramente atravessam o campo de visão dos instrumentos.

“Nós usamos as estrelas para calibrar os equipamentos”, explica a pesquisadora Danielle Bewsher. “Sabíamos que poderíamos posteriormente estudar as estrelas mais distantes”.

Um dos satélites viaja à frente do nosso planeta, e outro atrás dele. Além de encontrar mais de 100 novas estrelas binárias, a equipe também coletou dados de 141 pares previamente identificados.

As estrelas binárias são encontradas em abundância na galáxia. Porém, capturar o ponto de encontro entre elas é relativamente difícil porque ambas precisam estar na mesma de visão a partir do ponto de observação.

“Por causa da interação de uma estrela com a outra, o eclipse das estrelas binárias permitem estudos mais detalhados de suas estrelas hospedeiras”, conta Bewsher. “Um catálogo dessas estrelas passíveis de serem observadas seria, portanto, muito útil para uma grande quantidade de astrônomos”.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • renato_kami:

    isso me lembrou os sois de tatooine xD

    imagina como seria viver a margem de dois sois? =X

Deixe seu comentário!