Neandertais faziam construções há 176 mil anos e ninguém sabe o porquê

Por , em 30.05.2016

No fundo de uma caverna na região sudoeste da França, pesquisadores encontraram evidência de construções humanas antigas. A estrutura, porém, foi feita há cerca de 176 mil anos, o que significa que não foi criada pelo homem moderno, e sim pelos nossos “primos”, os neandertais. A descoberta acaba de ser publicada na revista Nature.

A primeira exploração documentada da caverna de Burniquel aconteceu em 1990, quando algumas pessoas forçaram a entrada do local, que estava selada há milhares de anos.

Lá dentro encontraram um tesouro para a ciência: rastros de uma espécie de urso que não existe mais. Suas pegadas, marcas de garras, pelo e tocas para hibernação foram preservadas de maneira extraordinária no solo fofo do interior da caverna. Ao avançar mais 336 metros no túnel, porém, os exploradores descobriram algo ainda mais incrível: uma série de estruturas formadas de fragmentos de estalagmites.

Logo ficou claro que aquelas formações não eram naturais. Foi apenas em 2013, no entanto, que pesquisadores, liderados por Jacques Jaubert, da Universidade de Bordeaux (França), estudaram as estruturas. Amostras coletadas das estruturas mostraram que elas têm cerca de 176 mil anos.

Como os primeiros neandertais eram os únicos humanos vivendo na Europa nessa época, é possível concluir que eles foram os criadores dessas estruturas. Isso faz delas não apenas as mais antigas construídas pelos neandertais, como também uma das primeiras construções feitas por humanoides em geral.

Possível local para fogueiras

caverna francesa Neanderthal 2
Cada estrutura em forma de circunferência ou semicircunferência é composta de estalagmites mais ou menos do mesmo tamanho, sendo que algumas contam com uma coluna de fragmentos empilhados e outras com suportes laterais para impedir que a estrutura desabasse.

Enquanto a finalidade da estrutura ainda é um mistério, é possível observar algumas pistas. Muitas regiões das estalagmites parecem ter sido queimadas, o que indica que elas podem ter sido usadas como um local para fogueiras. Essa descoberta também mostra que os neandertais já tinham organização social, controle do fogo e já exploravam sistemas de cavernas.

Mais estudos podem tentar determinar se essas estruturas eram feitas e utilizadas regularmente ou se foram apenas um “acidente” pontual. [IFLScience, Nature]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!