Descoberta arqueológica: criança neandertal devorada por um pássaro gigante

Por , em 11.10.2018

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polônia, e os ossos revelaram um terrível segredo: pertenciam a uma criança neandertal devorada por um pássaro gigante.

A surpresa

Os ossos foram descobertos anos atrás, mas somente agora os cientistas perceberam que eram humanos, uma vez que foram encontrados entre ossos de animais.

A equipe estava realizando uma análise laboratorial quando se deparou com duas pequenas falanges, ou ossos digitais da mão, com cerca de 1 centímetro de comprimento. Os dedos pareciam pertencer a uma criança de 5 a 7 anos.

Os pesquisadores determinaram que os ossos tinham 115.000 anos de idade.

Em seguida, a dupla de antropólogos Anita Szczepanek, da Universidade Jagiellonian (Cracóvia, Polônia) e Erik Trinkaus, da Universidade de Washington (St. Louis, EUA) confirmaram que pertenciam a uma criança neandertalense.

O cenário devorador

Um exame posterior revelou que os ossos estavam cobertos com dezenas de buracos, criando uma superfície muito porosa. Esse detalhe foi muito revelador.

“As análises mostram que este é o resultado da passagem pelo sistema digestivo de uma ave grande. Este é o primeiro exemplo conhecido da Idade do Gelo”, disse Pawel Valde-Nowak, um dos membros da equipe do estudo e professor do Instituto de Arqueologia da Universidade Jagiellonian.

A ave pode ter atacado e consumido parcialmente a criança, ou se alimentado dela depois que morreu.

Infelizmente, os ossos estão mal preservados, o que impede a realização de uma análise de DNA.

Neandertais na Polônia

Anteriormente, os mais antigos restos humanos descobertos na Polônia foram três molares neandertais, estimados em cerca de 52.000 anos de idade.

As falanges foram descobertas na caverna Ciemna, onde escavações estão em andamento há décadas.

Eles foram encontrados em uma camada profunda a quase três metros abaixo da superfície, juntamente com ferramentas de pedra usadas pelos neandertais.

Não está claro se os ossos acabaram na caverna porque os neandertais moravam lá, ou se usavam o local sazonalmente.

Os achados serão publicados na revista científica Journal of Paleolithic Archaeology. [CNN]