Nós preferimos políticos mais altos

Por , em 18.10.2011

Segundo uma nova pesquisa, os líderes fisicamente mais formidáveis (mais altos) se saem melhor nas pesquisas, pois é uma maneira que encontramos de garantir a sobrevivência da história da humanidade antiga.

Sendo assim, Barack Obama, no alto dos seus 1,86 metros, elevou-se acima da concorrência nas eleições americanas passadas, mas pode encontrar concorrentes em Rick Perry, também com 1,86, ou Mitt Romney, 1,89, ano que vem.

“Alguns traços e instintos que podem ter sido adquiridos através da evolução continuam a manifestar-se na vida moderna, aparentemente irracionais”, explica o professor Gregg Murray.

Por comparação, ele citou o medo quase universal de cobras e uma preferência por alimentos gordurosos insalubres. O primeiro provavelmente evoluiu a partir de quando as cobras eram uma ameaça comum, e o segundo, de quando o consumo calórico era incerto. “Acreditamos que traços similares existam na política”, afirmou.

Os pesquisadores resolveram realizar o estudo após observarem que os candidatos mais altos ganharam 58% das eleições presidenciais dos EUA entre 1789 e 2008, em uma tendência chamada de “índice de altura presidencial”.

Os cientistas usaram os conceitos de “homem grande” na liderança tribal das sociedades antigas, e de impacto do estado físico em posição e status no reino animal.

Em seguida, os pesquisadores analisaram cerca de 500 estudantes de universidades públicas e privadas para entender suas atitudes em relação à estatura dos líderes, fazendo com que eles descrevessem e desenhassem uma figura de um “cidadão comum” e de um “líder ideal nacional” e, em seguida, comparando as figuras. 64% dos alunos considerou o líder ideal mais alto do que o membro do público.

Em um segundo teste, os alunos foram interrogados sobre os atributos de liderança própria para estabelecer como a altura influencia as percepções pessoais de liderança política e de atributos. Eles descobriram que houve uma associação significativa entre a altura e capacidade de liderança percebida e interesse em se candidatar a um cargo político.

“Acreditamos que esta pesquisa se estende além de simplesmente criar uma associação entre estatura física e liderança, oferecendo uma base teórica para este fenômeno”, argumenta o coautor do estudo, David Schmitz.

“Cultura e meio ambiente por si só não podem explicar como uma preferência para os líderes mais altos é uma característica universal que vemos hoje em diferentes culturas, bem como nas sociedades antigas, que vão desde os maias a pré-clássicos gregos, e até mesmo animais”, completa.

“Nossa pesquisa demonstra que há uma preferência para os líderes fisicamente mais formidáveis, e isso provavelmente reflete um traço evolutivo psicológico, independente de qualquer condicionamento cultural”, conclui Murray.[Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Mario:

    o brasil prefere gorda e feia.

  • burro:

    ‘Nós’ quem?Falem por vcs mesmos,eu prefiro ‘honestos’…Vai ser difícil!!!…

  • feio:

    -Vamos votar no ‘prof.Girafales’…

  • Cabeção:

    Mais alto? Eu prefiro mais honesto (ou que rouba menos)

  • ALX:

    Lula era tão alto ne galera? E não fez nada pelo Brasil no governo dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Fala serio, podiam mudar esse titulo para OS POLITICOS MAIS ALTOS SÃO OS MAIS DESONESTOS. Nesse caso, tomara que algum anão se candidate na proxima kkkkkkkkkkkk

  • héber:

    tenho 1,93 vou me candidatar na proxima eleição!!!

  • Contrabass:

    Na verdade eu prefiro político nenhum. Pelo menos aqui no Brasil, onde só pensam em lucrar com o cargo.

    Não são só os políticos altos que se saem melhor nas pesquisas. Lula não é alto mas, depois que foi ensinado por marqueteiro, aprendeu a agir conforme regras conhecidas por eles para cativar eleitores. É tudo questão de saber representar o que o povo quer ver.

  • Rock:

    De Gaulle , que tambem foi presidente da França, era muito alto. Um dia outro politico alto comentou que as pessoas altas tendiam a ser mais honestas por serem muito evidentes.De Gaulle concordou e perguntou prontamente : “mas o que fazer dos baixinhos?”.

    Só uma piada não é. valores são internos. Basta ver o que o marionete esta lá fazendo e ainda ganha Nobel da paz.

  • Humberto Monteiro da Silva:

    Gyn, 18/10/2011; 20:55h.

    No futuro, tudo caminha para isto, o Brasil será governado por sodomitas. E será a nação que pagará os crimes da humanidade. Edir Macedo parece mais um mancebo do que um homem. É deste tipo de gente que os brasileiros gostam com a turma toda: RR Soares, Silas Malafaia e outros da mesma laia. Finalmente, nós seremos a Sodoma e Gomorra atuais. Os brasileiros, são como cegos, ainda não enxergaram isto.

  • André:

    O Brasil é um triste exemplo onde os políticos só atrasam o país. Roubam e tem a certeza da impunidade.

    A suécia é um ótimo exemplo onde os políticos têm caráter e sabem respeitar o povo, governam para o povo. Prestam contas e não tem mordomias, tudo é simples, não ganham um absurdo como no Brasil.

    Eu prefiro político honesto, tanto faz se é baixo ou alto, só que no Brasil político honesto é extremamente raro. Estou perdendo a esperança.

Deixe seu comentário!