Estudo descobre porque algumas pessoas são contra casamento gay

Por , em 29.02.2016

Por que algumas pessoas são tão radicais em relação à vida romântica de outras pessoas que nem sequer conhece? Você deve conhecer aquele indivíduo que se posiciona fortemente contra o casamento gay, por exemplo. Um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles, publicado na revista Psychological Science buscou explicar este comportamento.

A conclusão é que muitas pessoas acreditam que homens e mulheres homossexuais são mais promíscuos que os heterossexuais, e que poderiam ser uma ameaça ao casamento delas e ao seu estilo de vida.

“Muitas pessoas que são contrárias ao casamento entre pessoas do mesmo sexo não se sentem confortáveis com sexo casual e se sentem ameaçadas pela promiscuidade sexual”, explica o David Pinsof, autor principal da pesquisa.

As pessoas que normalmente se posicionam contrárias aos relacionamentos homossexuais têm aquele perfil de quem se casou jovem, tem vários filhos e acredita nos papéis tradicionais de que o homem é o provedor da família e de que a mulher é a responsável pela casa.

O experimento

A pesquisa envolveu 523 homens e 562 mulheres, sendo que 27% deles se posicionaram contra o casamento homossexual. Um dos testes revelava a que nível os participantes associavam casais gays com palavras ou frases como “promíscuos” ou “relacionamento de uma noite”. Outros testes também foram aplicados, e juntos apontaram que muitas pessoas acreditam que gays são promíscuos.

O desafio do estudo foi ver se a análise estatística feita com base nesses testes poderia prever o posicionamento dos participantes em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. [PhysOrg]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

4 comentários

  • Marcelo Castro:

    logo, essa “preocupação” dos héteros não deve ser tão infundada assim… sei lá…

    • Cesar Grossmann:

      E que tal se os gays resolvem tentar acabar com o casamento heterossexual, afinal de contas, o índice de divórcios é tão grande, por que deixar esta gente sem compromisso, os héteros casarem?

  • Marcelo Castro:

    Fiz faculdade com um cara assumidamente gay e ELE vivia dizendo que não existe nada mais promíscuo que gays no geral, então,…

    • Cesar Grossmann:

      Então por que ele era gay e dizia o que você queria ouvir, ele está certo… Sei…

Deixe seu comentário!