Nova bactéria é encontrada no Titanic

Por , em 7.12.2010

Pesquisadores descobriram uma nova bactéria nos destroços do Titanic. Ela recebeu o nome de Halomonas titanicae.
A bactéria foi encontrada em crostas de ferrugem do navio. Amostras dessas crostas foram recolhidas do Titanic em 1991, por robôs submarinos. Pesquisadores canadenses e espanhóis separam a bactéria H. titanicae das amostras.

No fundo do mar, formam-se nos objetos enferrujados estruturas porosas e delicadas, no formato de pingentes. No seio dessas estruturas delicadas, vivem vários fungos e bactérias, identificados pela primeira vez no Titanic. Segundo os pesquisadores, esses organismos se alimentam do metal enferrujado.

Os pesquisadores sequenciaram o DNA das bactérias antes de descobrir que se tratava de um novo membro do gênero Halomonas, bactérias que amam sal. Elas são de especial interesse porque podem ajudar os cientistas a entender o mecanismo pelo qual se formam essas estruturas na ferrugem e, portanto, entender a “reciclagem” geral que essas bactérias realizam em estruturas metálicas submersas.

Segundo os pesquisadores, entender esse mecanismo tem relevância também para a proteção do petróleo no alto mar e dos gasodutos, e a eliminação segura no mar de resíduos de navios e plataformas petrolíferas. [BBC]

• gleicy kelly:

sou uma grande fã do titanic,essa nova bacteria deve ter sido formada atraves de vestigios do titanicou por ter ficado anos de baixo da agua

• miqueias charles:

É a natureza sobrevivendo à destruição…

• Guile:

Deve ser uma mutação do tétano com alguma bactéria marinha por lá! ^^

essa bactéria deve ter se formado e evoluído ali mesmo também tem tanto metal no titanic com todo esse metal bactéria teria meio de sobrevive bem e por varias gerações o metal n iria acabar tão cedo

• jackson_lourenço:

muito boa a descoberta isso poderá ajudar bastante no futuro!!!

Virou modinha agora achar novas bactérias…. kkkkkkkkk

• IVan:

Isto é a grandeza da natureza, provando que vai continuar a existir vida na terra mesmo que nós a transformarmos em um lugar inóspito para os humanos.

Nada a ver, William, não existe isto de “limpando a sujeira”. O navio é um ambiente a ser desbravado e eventualmente algum ser vivo vai evoluir para aproveitar este novo ambiente. Da mesma forma que temos bactérias que se alimentam de náilon, e bactérias que vivem em reatores nucleares, no meio da radiação. Simplesmente a evolução em ação: mutação e seleção natural.

• WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES – SÃO LUÍS – MA):

Ou seja, a Natureza limpando a sujeira que o filho Homem faz.

• Akemi:

Deve ser algum vírus que a Rose passou pro Jack.