Nova expedição ao Titanic vai criar mapa em 3D do navio

Por , em 27.07.2010

Um time de cientistas irá visitar o Titanic no mês que vem para conferir a deterioração do navio naufragado mais famoso do mundo e para criar um mapa tridimensional que trará o navio para mais perto do público.

A expedição está sendo considerada a mais “científica” visita ao Titanic, desde que sua localização no Atlântico Norte foi descoberta, 25 anos atrás. Os cientistas não irão coletar artefatos, mas vão analisar uma área de quase cinco quilômetros onde restos do navio estão espalhados. Também irão criar um mapa do navio submerso que será em 3D.

Segundo David Gallo, cientista que irá liderar a expedição, há dois objetivos principais: preservar a história do navio e descobrir em que estado o Titanic se encontra.

Se você não sabe, o Titanic era um enorme navio, que, em sua primeira viagem, colidiu com um iceberg no dia 15 de abril de 1912 e naufragou – o acidente matou 1522 pessoas. Desde a descoberta da localização exata do navio naufragado, em 1985, a maioria das expedições as suas ruínas foram feitas para fotografar os restos e para coleta de artefatos.

James Cameron, diretor do filme “Titanic” (e, mais recentemente, de “Avatar”) também visitou o navio para capturar imagens dele submerso e no seu estágio atual.

De acordo com os cientistas que irão para essa expedição no mês que vem, a visita está sendo planejada com urgência, justamente por não sabermos qual é o estado de deterioração do Titanic. Sabe-se que, pela pressão, pela água salgada e pelas intensas correntes no fundo do oceano, as paredes devem estar finas e podem estar caindo. [MSNBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • rodrigo:

    fosse bom se elis refisese o navio com as mesma caracteristicas do antigo td igaulzinho eli seria um tesouro naval.

  • J. Pedro:

    Inves de Fikarem gastando dinheiro indo ao fundo do mar olhar o titanic deveria estar fazendo projetos de equipamentos super técnologicos o qual conseguiçe reboca ele la do fundo do mar para ser exposto nun museu ou algo do tipo

  • Nathan alves de souza:

    Era bom que pudessem tirar os destroços do titanic do fundo do mar para colocar em um museu seria muito bom para as pessoas poderem ver como ele estar apos 99 anos do seu naufragio.

  • Nathan alves de souza:

    Eu acho a historia do titanic muito facinante eu queria muito viajar no navio que fara a rota feita pelo titanic no dia do naufragio em homenagem a os cem anos do naufragio do titanic.

  • Nathan alves de souza:

    Um dos meus sonhos e conhecer o titanic naufragado no fundo do atlantico norte por favor realizem o meu sonho.

  • matheus:

    isso e muito faxinante mas deve ser preservado,por que pode aver uma catastrofe e tudo iria embora.

  • Wanderson:

    Ai Galera links de videos no youtube da expedição feita ao Titanic que passou no Discovery Channel assistam vcs vão adorar.
    Parte 3
    http://www.youtube.com/watch?v=dszOX4qybJQ&feature=related
    Parte 4
    http://www.youtube.com/watch?v=gdPVOEtFn70&feature=related
    Parte 1
    http://www.youtube.com/watch?v=P5QGlenfj6M&feature=related
    Parte 2
    http://www.youtube.com/watch?v=w9DtRhnL4K4&feature=related
    Os destroços do Titanic está a 3,800 metros de profundidade algo em torno de 12.000 pés de profundidade, o homem só chega até certo ponto em uma espécie de submarino dai ele liberam um robô que vai até os destroços principais, chegando até a entrar no navio. Assistam é muito impressionante mesmo.

  • geice:

    poderiam fazer mais pesquisa e videos para nos vermos mais sobre a historia do titanic ainda o q resta dele ou entao tiralo de la aos poucos com super equipamentos e colocar no museu para nos vermos tbm…pq muitos nao acreditam pensam q e um mito q ele ainda existe

  • iris gabriel:

    eu viajaria no titanic mesmo sabendo q ele ia naufragar

  • Jéssica:

    Eu se pude-se, investiria todo o meu tempo para estudar sobre o titanic, não tem nada que me deixe mais faxinada do que esse assunto.
    Meu maior sonho é de um dia ter a oportunidade de ver o titanic de perto, ao vivo e tirar minhas proprias conclusões.

  • oney:

    acho faxinante a historia do titanic se tivesse como eu mesmo queria mergulhar la.concerteza ainda ah muitos misterios.

  • willney:

    Creio que há coisas mais surpreendentes para se pesquisar, do que a carcaça de um navio que apenas serve de aviso para o ser-humano, que achou que nem mesmo Deus o afundaria.

Deixe seu comentário!