A nova moda nas raves alemãs é aspirar cacau em pó

Por , em 26.06.2016

Uma nova e estranha moda tem invadido festas no mundo todo nos últimos dois anos: cheirar cacau em pó. Quem tem medo de causar danos à saúde ao usar drogas estimulantes ou alucinógenas ou quem não gosta da ideia de infringir a lei tem experimentado a “novidade”.

A prática não é recente, claro, já que civilizações pré-colombianas como os Astecas e Maias acreditavam nas propriedades divinas do fruto. Sementes de cacau eram usadas em cerimônias e rituais para elevar o estado de êxtase dos participantes. É exatamente este efeito que está sendo procurado nas festas atuais.

A prática começou a chamar atenção em festas alemãs, mas logo se expandiu para outros países da Europa e para os Estados Unidos. A substância é oferecida na forma de pó, pílulas ou como bebida.

Funciona mesmo?

Sabemos bem que o cérebro humano é capaz de, sozinho, criar os resultados que espera ver. Um estudo em que os participantes mergulham os pés em uma bacia de vodca, por exemplo, mostrou que apesar disso não alterar o nível de álcool do sangue da pessoa, elas exibem comportamento de quem realmente bebeu, como aumento da comunicação e autoconfiança.

No caso do cacau, ainda não foi possível determinar exatamente quão eficaz ele é como estimulante, mas o fruto contém várias propriedades que colaboram para isso. Para começar, contém endorfinas e tirosina, que é o precursor da dopamina. Os dois são neurotransmissores naturais famosos por trazer sensação de prazer.

Por isso, não surpreende saber que quem tem experimentado aspirar chocolate também relata uma melhora no humor.

Cacau também contém antioxidantes como catequina, que melhora a circulação sanguínea no cérebro e músculos. Isso ajudaria os festeiros a continuar dançando por muito mais tempo.

Para trazer esses efeitos, o cacau precisa ser mais puro possível, sem misturas com leite e açúcar. Isso significa que apenas o cacau puro vai funcionar. Enfiar M&Ms narina adentro não traria nenhum desses efeitos, apenas bloquearia suas vias aéreas.

Riscos para a saúde

Apesar de não ter os terríveis efeitos para a saúde que as drogas tradicionalmente usadas nessas festas trazem, isso também não significa que o cacau em pó é necessariamente seguro.

Ainda não há estudos que observem possíveis efeitos colaterais para o usuário, e é possível que aspirar cacau em pó traga problemas para o sistema respiratório da pessoa. Afinal de contas, o pulmão e as outras partes do sistema funcionam melhor com ar puro, sem a presença de pós ou fumaças de qualquer tipo. [IFLScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

1 comentário

  • Daniel:

    Avisando aos marotos, os chocolatados de super mercado só tem açúcar, nada de cacau.

Deixe seu comentário!