Novas fotos revelam estilo de vida de tribo isolada na Amazônia

Por , em 1.02.2012



Novas fotos de uma tribo isolada revelam um grupo pequeno de pessoas vestidas com pouco mais do que algumas faixas de tecido, sentadas ao lado de um rio na parte sudeste do país, na Amazônia peruana.

As fotografias, divulgadas pelo grupo Survival International, são as imagens mais próximas já registradas desses índios isolados, de acordo com a organização. Elas fornecem detalhes consideravelmente maiores do que imagens feitas anteriormente a partir de aeronaves sobrevoando os assentamentos.

As pessoas na fotografia pertencem à tribo Mashco-Piro. Essa tribo provavelmente descende de um grupo que foi atacado e deslocado em 1894, quando o barão da borracha Carlos Fermin Fitzcarrald invadiu a terra de seus ancestrais. Os membros sobreviventes da tribo mantêm uma separação voluntária com mundo exterior, embora a exploração de petróleo possa invadir a sua solidão, de acordo com a Survival International.

É claro que existem perigos ao se entrar em contato com tribos que preferem ser isoladas. Em novembro, um homem peruano da tribo Matsigenka, Nicolas Shaco Flores, foi encontrado morto, atingido no coração por uma flecha da tribo Mashco-Piro. Flores tinha estado em contato com a tribo por muito tempo, ainda que à distância, de acordo com seu amigo e antropólogo Glenn Shepard.

“Grupos missionários, turistas aventureiros e nativos intrépidos tentaram abordar os Mashco-Piro nos últimos 20 anos, enquanto madeireiros ilegais podem ter os atacado. Mas nenhum alcançou o nível de comunicação que tinha Shaco”, contou Shepard. “Na época de sua morte, no final de 2011, Shaco mantido razoavelmente a comunicação verbal com os Mashco-Piro, embora sempre à distância. Ele fez plantações ao redor do rio de sua casa, na periferia do seu território, e permitiu que os índios se reunissem e comessem os cultivos. Foi nesse jardim que um arqueiro Mashco-Piro o emboscou”.

A resposta típica para esse tipo de incidente é fechar a área para que curiosos não tenham acesso a ela. Funcionários peruanos fecharam a margem do rio onde os recém fotografados Mashco-Piro foram vistos, para evitar que os turistas tentem os visitar. Deve ser criado um plano que incluirá um posto de guarda para manter os visitantes e a tribo distantes.

Mesmo sem violência, entrar em contato com uma tribo isolada nativa pode ser mortal. Pessoas isoladas não têm imunidade às doenças que a maioria das pessoas supera com facilidade. De acordo com a Survival International, 50% dos isolados anteriormente na tribo Nahua morreram por doenças na década de 1980, depois que a exploração de petróleo os levou para fora de suas terras.

No início deste ano, um possível ataque por traficantes de drogas pode ter levado uma tribo isolada de brasileiros de sua aldeia. “O primeiro contato é sempre perigoso e muitas vezes fatal – tanto para a tribo, quanto para aqueles que tentam entrar em contato com eles”, disse Stephen Corry, diretor do Survival International. “Os índios que querem ser deixados sozinhos devem ser respeitados”.

Confira aqui a galeria completa de fotografias da tribo peruana. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

18 comentários

  • Luiz Edz:

    O bom mesmo é deixar essa tribo quietinha como esta. O homem chamado “civilizado” acha que tem o direito de se meter em tudo e é por causa dessa intromissão que muitas culturas foram aniquiladas.

  • claudemir da silva:

    apesar de total exploração do nosso planeta ainda existem culturas de povos intocados gostei da matéria

  • Fala Sério:

    Deixem os Índios em Paz!

  • kayane porto alegre RS:

    pena que isso vai acabar;só pelo fato de quererem isola-los para que turistas ñ venham ve-los;é axo que estamos os tratando como se focem animais!!!

    • Claudia F.:

      Se o índio quer ser deixado em paz é melhor respeitar, ou vamos ter problemas, quem mora perto de postos da Funai sabe como é, o Indio depois que aprende o conforto do modernismo deixa de ter a sua vida e vai mendigar auxílios do governo, a maioria vira alcoolátra e desempregado e nas primeiras oportunidades se mete em encrecas como a derrubada das árvores das próprias reservas para sutentar os “vicios” da modernidade!!!

      Não acho que estão sendo tratados como animais, afinal estão livres e vivendo com suas famílias como bem entendem!!!

    • levita:

      Não ,Não !! nos é quem somos os animais ,por não ter respeitado varias outras tribos isoladas! que no final das contas ,acabaram dizimadas pela ganançia ,desrespeito e crueldade do chamado homem branco.. é sim o mais correto deixar essas pessoas isoladas no mundo lindo em que vivem ,o por que ?? eu te respondo !! para respeitar o seu modo de vida coisa que hoje nem o chamado homem branco respeita o seu próprio, deveriamos nos espelhar nos indios,aprender com eles respeitar e amar a natureza e não viver em um mundo onde grande parte é corrupto, ganancioso e cruel com seu semelhante.. espero ter feito você refletir um pouco sobre sua opinião.. abraçoss tudo de bom 😉

  • Gilberto M.:

    Os índios devem ser deixados em paz!

  • José Calasans:

    O problema é que do jeito que as coisas estão andando,não vai sobrar florestas,quanto mais índios.

  • João Peixinho:

    Proteção e respeito total para eles!

  • hagamenon:

    Lá vai o civilizado
    acabar
    dos nossos irmãos da mata.
    Se ‘manca’ civilização
    deixa os nossos índios em paz !

  • Lucyano Valdez:

    Índio de Bigode??? Isso aí é um Mestiço de Branco, isso sim.

    • Atleta:

      Também nunca ví! Até que eu saiba, nem existe!

  • Pedr@o:

    Os indios tem o direito de ter paz na comunidade que vivem ,suas terras ,cultura ninguem pode mudar, veja bem no tempo colonial queria escravisar eles a trabalhar de graça, sem folga ou vivendo mesmo sem alimentaçao adeguada,por isso eles conheciam bem a floresta e fugiam,mas nos dias atuais nao difere muito o governo inventando impostos mais impostos escravisando o povo , bom se os impostos fossem bem usados teriamos um padrao de vida muito bom, mas o pior é que tudo vai para o ralo da corrupicao………..

  • Oshida:

    No caso desses o que fazer? Obriga-los não da,integração forcada afinal foi o que fizeram os colonizadores. Protege-los e uma desculpa que mantem índios estagnados no tempo. Acho que os índios que ainda seguem suas tradições deveriam ser mais independentes e sair em busca de estudos ajudar com seu conhecimento para que isso mude para dar certo um povo tem que ser flexível a sociedade. Nos cabe buscar se integrar e assim reintegrar a cultura afinal faz parte e poucos a conhecem e o que ensinam nos colégios não somente no Brasil, mas em muitos países sobre os nativos e alem de distorcido nem a primeira parte. So um desabafo… Abraços

  • Paulo Eduardo:

    É preciso respeitar o modo de vida de cada ser humano. Espero que a cultura desses indios não sejem alterada futuramente, como muitas tribos foram desde os tempos de colonização e sofrem até hoje perdendo o valor de suas origens e dependendo de recursos miseráveis que os governantes oferecem!

  • Nie:

    “Na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra”…Temos nosso mundo aqui e nos sentimos felizes, eles vivem lá e são felizes…também tem sentimentos, são seres humanos devemos respeitá-los e o governo protegê-los.

  • PredadorXD:

    Eram isolados… agora é questão de tempo pra isso acabar.

    • Emerson Brito:

      Infelizmente !!!

Deixe seu comentário!