Novo dispositivo laser transmite dados a um trilhão de bits por segundo

Por , em 26.03.2012

Pesquisadores da IBM construíram um chip óptico que pode transferir mais dados por segundo do que qualquer outro no planeta.

Eles chamam o transmissor de Holey Optochip. Ele é capaz de mover dados a um trilhão de bits por segundo. Isso é oito vezes mais rápido do que os melhores componentes ópticos disponíveis no mercado, e cerca de 10 mil vezes mais rápido do que os 100 megabits por segundo comuns.

E a invenção também não usa muita energia – menos de cinco watts. Isso é um ponto muito importante para os atuais centros de arquivos e instalações que utilizam supercomputadores.

A IBM não planeja transformar o Holey Optochip em um produto, mas sim gostariam que uma empresa que trabalha com transmissões de dados licenciasse sua tecnologia para construir tecnologias super-rápidas com computadores de alta performance.

O chip é construído com componentes comuns – a única diferença são 48 buracos feitos para que o laser passe pelo chip, e daí que vem o nome “Holey”. “O chip é basicamente uma versão melhor do que é usado hoje em computadores de alta performance”, comenta Clint Schow, da IBM. “O segredo é o bom uso da velocidade e da energia, ao mesmo tempo”.

A ideia acima é algo que poderia acontecer nos próximos anos.[GizModo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

Deixe seu comentário!