Primeiro smartphone do mundo comemora 20 anos

Por , em 18.08.2014

Parece que foi ontem que todo mundo começou a andar por aí carregando um “minicomputador” no bolso, mas o primeiro smartphone lançado foi o “Simon”, da IBM, colocado à venda ao público vinte anos atrás, em 16 de agosto de 1994.

O produto ainda não se chamava “smartphone”, mas era essencialmente um, já que combinava tecnologia de telefonia móvel com uma ampla gama de recursos de computação, como calendário, capacidade de fazer anotações e de enviar e-mails e mensagens de texto. Foi o primeiro celular a ter aplicativos de software e podia ser ligado a uma máquina de fax.

Pesando 500 gramas, o Simon não era exatamente “de bolso”. No entanto, era, de fato, um projeto à frente de seu tempo. “Parece um bloco cinza, mas não era tão grande quanto você imagina”, diz Charlotte Connelly, curadora do Museu da Ciência de Londres, que vai colocar o objeto em exposição em sua nova galeria “Era da Informação”. “Ele tinha estilo e uma tela de LCD verde, que é semelhante em tamanho a do iPhone 4”.

primeiro smartphone 2

Simon só estava disponível para clientes dos Estados Unidos, operando dentro de uma rede de 15 estados. O telefone vendeu cerca de 50 mil modelos, mas acabou não dando certo por custar caro e não ter uma bateria durável. “Ele só tinha bateria de uma hora, custava US$ 899 [cerca de R$ 2038] e não havia internet móvel na época. Então não foi muito bem sucedido”, explica Connelly. Simon desapareceu do mercado em torno de dois anos após o seu lançamento. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!