Novo exoplaneta gigante é o mais escuro já visto

Por , em 15.08.2011

Cientistas da NASA descobriram novo exoplaneta mais negro já visto.

Características do novo exoplaneta

O planeta em questão é um gigante do tamanho de Júpiter, conhecido como TrES-2b. A sonda Kepler o detectou rondando uma estrela amarela, parecida com o sol, chamada GSC 03549-02811 cerca de 750 anos-luz de distância, na direção da constelação de Draco.

Os pesquisadores descobriram que o gigante de gás reflete menos de 1% da luz solar que cai sobre ele, tornando-o mais escuro do que qualquer outro planeta ou lua visto até agora.

“É simplesmente absurdo o quão escuro este planeta é, incomparável a qualquer coisa do nosso sistema solar”, disse o astrônomo David Kipping.

Júpiter tem nuvens que refletem mais de um terço da luz solar que o alcança, mas TrES-2b, aparentemente, não tem nuvens reflexivas. Ele é superaquecido, com uma atmosfera de mais de 980 graus Celsius por uma estrela apenas 5 milhões de quilômetros de distância dele.

“Ele não é completamente escuro. É tão quente que emite um brilho vermelho fraco, como uma brasa”, diz o coautor do estudo, David Spiegel.

Os pesquisadores propõem que substâncias químicas que absorvem luz, como sódio vaporizado ou potássio na atmosfera do planeta poderiam ajudar a explicar porque ele é tão escuro. Ainda assim, nada disso pode explicar por que o mundo é tão sombrio. “Há uma boa chance de ser por causa de um produto químico que ainda não pensamos”, diz Kipping.

Os astrônomos pensam que TrES-2b está “preso” à sua estrela, como a nossa lua, de tal forma que um lado do planeta enfrenta sempre a estrela. Isto o levaria a mudar de fases, uma vez que orbita a sua estrela, assim como nossa lua, fazendo com que o brilho total dos dois varie um pouco ao longo do tempo.

Os cientistas dizem que, apesar de TrES-2b, atualmente, ser o planeta mais escuro conhecido, mundos semelhantes, sem dúvida, esperam para ser descobertos. Por enquanto, os resultados reforçam a ideia de que nosso sistema solar pode não ser tão típico como se pensava, com uma extraordinária variedade de mundos.

A missão Kepler continua até 2012. Novas investigações em mais de 1.200 possíveis mundos poderiam transformar-se em outros planetas invulgarmente escuros.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

24 comentários

  • ENAX:

    Com esta temperatura toda fica tudo carbonizado, e o carbono queimado é preto, não reflete a luz…

  • Prometeus:

    gente olha eu recebi uma mensagem dizendo sobre um planeta gigante que é como um fantasma não da pra pisar nele se você tentar pisar nele você vai atravessar ele fala ai vocês não acham bem estranho e também ele é da mesma cor que netuno com nuvens azuis é bem estranho

  • Prometeus:

    Meu primo fica toda hora me falando sobre buraco branco do espaço alguém já ouviu falar néssa coisa?

  • Mila Moreira:

    Uma vez, Stephen Hawking afirmou: “O dia em que o Ser Humano tiver tecnologia suficiente para descobrir outros planetas e manter contato com seus habitantes, já terá se destruído”. É uma frase triste, porém verdadeira.

  • Kaique Piatã:

    Apesar de ser um jupiter quente ele é bastante incomum por ter essa capacidade de nao refletir luz no mesmo , bastante interessante mesmo agora imaginem tantos outros planetas que o homem nem imagina q exista , quantos misterios possam existir

  • Drawph:

    Ops …. (Fraca Mente) não francamente ta só para deixa explicado

  • matheus:

    brincadeira, quando eu acho que o universo não pode ser mais bizarro ele me impressiona agora com um planeta que fica a 5 milhões de km de distância da sua estrela (26 vezes mais perto que a distância da Terra e o Sol) que não recebe nem 1% da luz, meu deus esse sim é um planeta sinistro pra filme de terror, aposto que o Dracula ia adorar morar lá, escurinho

  • Edu:

    Ai de quem discriminar esse planeta…

  • Ailson Borges:

    é bem possível que este plenata tenha sido devastado (queimado) pela sua estrela (parecida com o sol) há milhões de anos atrás…

  • Fernando:

    Que coisa é esse universo misterioso hein????.
    Pode ser que esse planeta escuro e absurdamente quente é o tal inferno.

  • Ozzy:

    seria esse sol o estagio final de um gigante gasoso para se tornar uma estrela, é uma teoria antiga q eu sempre acreditei…

  • —:

    Obvio que o planeta é extraterrestre

  • vicente:

    kk’ vai me dizer que essa imagem é do planeta ?

    • Cesar:

      Prestenção, Vicente! Se você ler o artigo, vai ver que é uma concepção artística. Todas as “imagens” de exoplanetas que temos são concepções artísticas: pinturas feitas sob orientação de astrônomos, inspiradas nas descobertas astronômicas.

  • Denzel:

    O espaço é tao grande e existe pessoas que falam que não existe vida extra-terrestre. Como o ser humano é tao burro…

    Ps: não falo todos os seres humanos, mas sim aqueles que não acreditam nisso

    • Ozzy:

      gosto dos seus filmes!!!

    • Cético:

      Sim existem bilhões de galaxias com trilhões de estrelas cada, mas só por que tem grande probabilidade não necessariamente é verdade.

    • Éder Augusto:

      Não conhecemos nada sobre o espaço,nele tudo é possível.

    • Prometeus:

      você disse a verdade falou bonito

  • zhor:

    “Cientistas da NASA descobriram o planeta extraterrestre mais negro já visto.”

    Só conheço um planeta terrestre. Quando acharem outro, avisem-me. :p

    • Lelo:

      Eu discordo, tem um planeta morando ao lado da minha casa. hauhauhuahuau
      É óbvio que se não for a terra é extraterrestre.

    • Drawph:

      Sem comentários Zhor ”Extraterrestre” quer dizer fora da terra o termo se aplica tando a planeta ou ser vivo… Fracamente…

  • Acyr:

    Muito interessante, O espaço continua incrivel como sempre, e pensar que ainda não sabemos nem um porcento sobre ele.

    • Nik:

      Lembrando que não sabemos tanto quanto deveriamos nem mesmo do nosso próprio planeta. A superficie da Lua já foi mais explorada do que as profundezas dos oceanos da Terra. xD

Deixe seu comentário!