Novo laser diodo pode melhorar drasticamente os computadores

Por , em 23.03.2011

Lasers são encontrados em uma série de dispositivos: mouses, ponteiros, consoles de jogos, leitores de DVD e CD, etc. Eles estão lentamente se tornando muito importantes na geração da internet através de suas redes de cabo de fibra óptica. Também estão sendo úteis para transmissão de dados em computadores e novas aplicações médicas.

Sendo assim, um avanço na tecnologia do laser tem o potencial de oferecer um progresso indispensável em uma infinidade de aplicações diferentes. E essa é exatamente a promessa de um novo avanço em lasers diodos desenvolvido por cientistas americanos.

Os lasers diodos atuais frequentemente “poluem” a luz laser, pois, embora focados em torno de um único comprimento de onda, tem menores emissões de comprimentos de onda do que o desejado. E impurezas não-semicondutoras fazem com que eles falhem quando submetidos ao alto poder necessário para criar altas frequências.

Depois de estudar o assunto por 21 anos, os pesquisadores inventaram um diodo em miniatura que não só emite uma luz mais intensa do que os lasers atuais, mas faz isso em um único comprimento de onda.

Ao diminuir seu tamanho e remover suas impurezas, os efeitos que causam suas falhas também foram eliminados, o que abriu as portas para o poder de alta frequência/ultra-alta velocidade de dados de operações.

Os novos dispositivos não mostram quase nenhuma mudança na operação sob condições de estresse, que fazem com que dispositivos comerciais falhem rapidamente.

O único obstáculo restante para a comercialização da descoberta é a voltagem operacional necessária, que deve ser reduzida, a fim de tornar o laser diodo um substituto para a eletrônica atual. Uma vez que o problema for resolvido, os cientistas devem definir uma data para trazer o aparelho para o mercado. [DailyTech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Nivek:

    Simplesmente apenas uma coisa tenho a dizer:

    GOSTEI!

    Laser mais preciso = leitores mais precisos, os blu-ray já já vão ser substituídos! A tecnologia avança rápido (rápido de mais) o.O

  • prego.mestre:

    que maquina mais desengonçada essa, credo!!!

Deixe seu comentário!