Novo mineral roxo e rosa é descoberto, com composição química e estrutura cristalina únicas

Por , em 5.05.2014

Um novo mineral roxo e rosa, com uma composição química e estrutura cristalina diferentes de qualquer um dos 4.000 outros minerais conhecidos, foi descoberto no oeste da Austrália.

Chamado de putnisite, o novo mineral foi visto na Península do Urso Polar, no Lago Cowan, enquanto trabalhadores de uma empresa de mineração faziam prospecção de níquel e ouro. Um deles percebeu os grãos rosados e roxeados brilhantes, e enviou uma amostra para a Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial da Austrália.

Os pesquisadores não têm certeza se o novo putnisite tem usos práticos. Seu nome é uma homenagem aos mineralogistas australianos Andrew e Christine Putnis.

Análise do novo mineral

“Um mineral é diferente dos outros conhecidos atualmente se tiver ou uma composição química diferente, ou uma estrutura cristalina diferente, ou às vezes ambas”, explica Peter Elliott, do Museu Austrália do Sul, que examinou a amostra. “Putnisite, um carbonato sulfato de cromo cálcio estrôncio, tem tanto uma composição química única quanto uma estrutura de cristal única”.

Encontrado em rocha vulcânica, o novo mineral ocorre como minúsculos cristais de apenas 0,5 milímetros de diâmetro, e se parece com manchas rosa escuro em rochas verdes e brancas escuras. Tem formato cúbico sob microscópio.

“Quando as rochas na área do Lago Cowan foram depositadas milhões de anos atrás, continham pequenas concentrações de cromo cálcio estrôncio e de enxofre”, disse Elliott. “Ao longo do tempo, intempéries libertaram estes elementos e os concentraram, permitindo a cristalização de putnisite”.

Embora não seja raro encontrar um novo mineral – de 50 a 100 novos espécimes foram descobertos em cada um dos últimos anos -, eles geralmente não são descobertos por mineiros. Muitas vezes, são encontrados em coleções de museus e reanalisados por especialistas. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Rayssa Mendes:

    Massa, só tá faltando uma escala nessa foto.

    • Cesar Grossmann:

      O cristal tem 0,4 mm de lado, conforme o texto original.

Deixe seu comentário!